Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:
Pesquisa de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, na modalidade Física, recebeu menção honrosa da CAPES, por discutir a relevância do ensino de ciências e o papel de um conjunto específico de conhecimentos.
No último dia 10 de outubro, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), através da Portaria nº. 170, de 06.10.2016, divulgou o resultado do Prêmio Capes de Tese de 2016 e atribuiu menção honrosa à tese de doutorado defendida pelo Dr. Juliano Camillo, intitulada “Contribuições Iniciais para uma Filosofia da Educação em Ciências”.
O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP e o Orientador, Prof. Dr. Cristiano Rodrigues de Mattos, também receberão certificados.
A cerimônia de entrega dos prêmios e certificados de menção honrosa deverá ocorrer na sede da CAPES, em Brasília, no dia 14 de dezembro de 2016, ocasião em que também será divulgado o resultado do Grande Prêmio CAPES de Teses – Edição 2016.
Juliano Camillo terminou a licenciatura em Física no ano de 2007 na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e continuou seus estudos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP – Modalidade Física, do qual o Instituto de Física da USP faz parte. Com orientação do professor Cristiano Rodrigues de Mattos, o doutor Juliano realizou suas pesquisas sobre a relevância do ensino de ciências e o papel de um conjunto específico de conhecimentos (o conhecimento científico) no desenvolvimento humano. Para tanto, o pesquisador tratou do processo de desenvolvimento humano numa perspectiva histórica, articulando as complementaridades e convergências da Teoria da Atividade e da perspectiva freireana.
As áreas de pesquisa do Dr. Juliano Camillo são: Linguagem e Cognição, Teoria da Atividade, Educação em Ciências e Desenvolvimento Humano e, Filosofia da Educação em Ciências. Atualmente, ele é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no curso de Licenciatura da Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática.
Fontes:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25112015-144311/pt-br.php
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240878Y6
Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciência da USP: