Moção da Congregação do IFUSP

A Congregação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo vem manifestar sua consternação com os episódios que levaram à exoneração do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Prof. Dr. Ricardo Magnus Osório Galvão. Possivelmente, por possuírem pouca experiência na administração pública, ainda mais pronunciada em questões ligadas à ciência, as autoridades do atual governo federal demonstram desconhecer o rigor exigido na apresentação de dados experimentais. Desconhecem que uma das maiores ofensas que podem ser dirigidas a cientistas é a acusação de falsearem os resultados de suas pesquisas.

O INPE é uma das instituições de pesquisa do Brasil com maior prestígio e reconhecimento internacionais, construídos ao longo de décadas de serviços relevantes, de avanços no conhecimento científico comprovados reiteradamente por estudos posteriores. O sistema de monitoramento da cobertura vegetal na Amazônia está na vanguarda mundial. A USP cede, temporariamente, alguns de seus docentes altamente qualificados para assumirem funções de governança científica em outras instituições, em prol do interesse público. Entendemos que é nosso dever contribuir com políticas de Estado, privando-nos da sua atuação local.

Manifestamos nossa solidariedade com o INPE, que deixará de contar com a condução segura e equilibrada do Prof. Dr. Ricardo Galvão, antes do término de seu mandato como diretor. Desde que o método científico passou a ser utilizado de modo mais sistemático, cientistas são obrigados a confrontarem  autoridades que gostariam de moldar a realidade de acordo com seus intentos. Mas, conforme expressado por Daniel Patrick Moynihan, “todos têm direito à sua própria opinião, mas não têm direito aos seus próprios fatos”. Orgulhamo-nos de nosso colega, o professor titular de nosso instituto, Ricardo Galvão, por não se deixar intimidar e por refutar pressões para que cometesse a suprema falta ética de falsear dados experimentais. Como professor dessa instituição, ele deu valioso exemplo de conduta para os nossos estudantes.

A Congregação do Instituto de Física reitera sua convicção de que o lema da USP prevalecerá: Scientia Vinces!