A necessária valorização do papel das mulheres na ciência

A participação das mulheres na produção científica vem se intensificando. Descobertas e inovações de fundamental importância tiveram, ao longo da história, a marca indelével da participação feminina. Entretanto, a sociedade ainda não celebra seus nomes e testemunhamos uma elevada assimetria de oportunidades entre os gêneros

Por: Paulo Basso, Correio do Brasil. Acesse aqui a matéria original.

Recentemente, um feito notável chamou a atenção do público brasileiro para a participação feminina na ciência. O sequenciamento do novo coronavírus, realizado pelas cientistas Jaqueline de Jesus e Ester Sabino, da Universidade de São Paulo (USP), apesar de timidamente celebrado, ajudou a destacar a qualidade da produção científica que as mulheres vem desenvolvendo, apesar dos desafios inerentes de um país que não investe consistentemente no trinômio inovação, ciência e tecnologia e das barreiras que se erguem frente à mulher pesquisadora. Saiba mais...

Imagem: Reprodução