Até as menores partículas de poluição alteram ciclo de chuva na Amazônia

Realizado em Manaus, estudo contribui com a precisão de simulações sobre mudanças climáticas
Por: Folha de São Paulo.
 Acesse aqui a matéria original.

Até mesmo as partículas mais finas de poluição impactam os mecanismos de formação e desenvolvimento das nuvens e alteram o regime de chuvas.
Estudo realizado na cidade de Manaus mostrou que, por meio de um processo químico conhecido como oxidação, pequenos aerossóis expelidos por fábricas ou escapamentos de carro, por exemplo, crescem muito rapidamente, atingindo tamanho até 400 vezes maior. E isso interfere na formação das gotas de chuva.
"Entender os mecanismos de formação de nuvens e de chuvas na Amazônia é um grande desafio pela complexidade de processos físico-químicos não lineares da atmosfera", explica Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) e autor do estudo publicado na quarta-feira (12) na Science Advances. Saiba mais...

Imagem: Área de reserva da floresta amazônica, no estado do Pará, em chamas - Carl de Souza - 16.ago.2020/AFP