“Sons que elevam”: levitação acústica movimenta objetos sem tocar e monta estruturas

Conjunto de dispositivos suspende e movimenta objetos no ar usando ondas sonoras, permitindo a realização de montagens de pequenas estruturas
Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.
---

Físicos da USP e da Universidade Pública de Navarra, na Espanha, desenvolveram um sistema de levitação acústica que possui um conjunto de dispositivos sonoros capazes não apenas de suspender objetos no ar usando ondas sonoras, mas também movimentá-los em várias direções. Como o sistema permite controlar as emissões de sons, ele pode ser programado para colar várias peças e realizar montagens de pequenas estruturas. Depois dos experimentos provarem a viabilidade da técnica, a previsão é que dentro de alguns anos a levitação acústica chegue às indústrias, acoplado a robôs para movimentar peças frágeis de microdispositivos eletrônicos, ou realizando pequenas reações químicas juntado no ar gotas de diferentes substâncias. Saiba mais...