Artigo | Alterations promoted by acid straightening and/or bleaching in hair microstructures

Dos autores C. R. R. C. Lima, R. J. S. Lima, A. C. C. Bandeira, R. A. A. Couto, M. V. R. Velasco, H. N. Bordallo e C. L. P. Oliveira.
Em Journal of Applied Crystallography
---
O artigo mais recente de pesquisadores do Grupo de Fluidos Complexos do IFUSP é capa do volume 56/4 do periódico Journal of Applied Crystallography.
 
Confira o resumo do trabalho publicado: 

O cabelo humano é um biopolímero constituído principalmente por filamentos intermediários de queratina, lipídios, pigmentos e água. Os tratamentos cosméticos geralmente interagem com o cabelo em nível molecular, induzindo alterações em seus componentes e modificando as propriedades físico-químicas e mecânicas das fibras. Aqui, o efeito do alisamento ácido na morfologia e ultraestrutura do cabelo caucasiano foi investigado por um grupo de métodos experimentais complementares: espalhamento de raios-X de ângulo amplo, pequeno e ultrapequeno; microscopia de raios X 3D de alta resolução; espalhamento de nêutrons quase elástico e espalhamento de nêutrons inelástico; termogravimetria–espectrometria de massa; e calorimetria exploratória diferencial (DSC). Os padrões de difração de raios X mostraram que o alisamento ácido associado a uma chapinha (∼180°C) alterou o córtex da fibra, evidenciado pela desnaturação dos filamentos intermediários (medida por DSC). O aumento do espaçamento das camadas lipídicas e a observação do comportamento de desidratação da fibra forneceram indícios de que a água pode estar confinada entre essas camadas, enquanto a espectroscopia de nêutrons mostrou alterações no modo de vibração dos grupos CH2 dos lipídios e um aumento de a mobilidade do próton (H+) na estrutura do cabelo. Este último pode estar associado ao pH extremamente baixo da formulação (pH ≃ 1). Além disso, esta investigação mostrou que o cabelo descolorido (clareado uma única vez) é mais danificado pela ação do alisamento ácido do que o cabelo virgem, o que foi demonstrado por um aumento de três vezes no percentual de porosidade total das mechas. Os resultados obtidos demonstram que a abordagem de investigação aqui proposta pode fornecer informações termodinâmicas e estruturais muito importantes sobre mudanças induzidas na estrutura do cabelo, e certamente pode ser aplicada para a avaliação do modo de ação e eficiência de tratamentos cosméticos.
 
► Acesse AQUI o artigo "Alterations promoted by acid straightening and/or bleaching in hair microstructures"

 

 

Desenvolvido por IFUSP