Artigo | Short term forecasting of persistent air quality deterioration events in the metropolis of Sao Paulo

Dos autores L.V. Rizzo e A.G.B. Miranda.
Em Urban Climate, Vol. 55.
Com comentários da autora Luciana Rizzo.
--

Será que vai chover amanhã? Esta é uma pergunta comum no nosso cotidiano. Muitos programam suas atividades levando em conta a previsão do tempo. Além das condições meteorológicas, também seria bom prever as condições de qualidade do ar, para saber se o ar estará muito poluído ou não nos próximos dias. Isso é importante, porque a poluição do ar causa graves danos à saúde. A cada ano, 7 milhões de mortes são causadas pela exposição à poluição do ar, em todo o mundo (dado da OMS). A previsão de ocorrência de dias muito poluídos pode auxiliar as pessoas mais vulneráveis a tomarem cuidados como: aumentar a hidratação, evitar fazer exercícios físicos em vias com grande circulação de veículos, e, eventualmente, usar uma máscara para se proteger da poluição. 

Esse artigo desenvolveu um modelo matemático que prevê a ocorrência de dias muito poluídos na cidade de São Paulo. São os chamados eventos persistentes de poluição do ar, que ocorrem quando as concentrações dos poluentes permanecem elevadas por vários dias consecutivos. O artigo mostrou que esses eventos são relativamente comuns em São Paulo (em média, 8 eventos por ano, com duração média de 4 dias consecutivos), e ocorrem principalmente no inverno e na primavera. O modelo prevê a ocorrência de eventos de poluição com base em variáveis meteorológicas como temperatura e umidade do ar, comumente monitoradas em estações de superfície.    

-> Acesse o artigo “Short term forecasting of persistent air quality deterioration events in the metropolis of Sao Paulo"

 

Desenvolvido por IFUSP