Projeto de Extensão leva estudantes da USP para oferecer monitorias e plantões de dúvidas em escolas públicas

Coordenado pela Professora Euzi Fernandes, do Instituto de Física da USP, o projeto “Monitoria de Física, Matemática e disciplinas tecnológicas para estudantes do ensino médio das escolas públicas da grande São Paulo” tem como objetivo fortalecer o aprendizado dos estudantes de ensino médio das escolas públicas nas disciplinas de Física, Matemática e Engenharia (Tecnologia e Robótica). A proposta é que graduandos da USP vinculados à iniciativa ofereçam monitorias e plantões para esclarecimento de dúvidas, buscando amenizar as dificuldades apresentadas no aprendizado dessas disciplinas. Eles serão supervisionados pela equipe responsável do projeto, formada por docentes de três unidades da USP - Instituto de Física (IF), Instituto de Matemática e Estatística (IME) e Escola Politécnica (EP) - em parceria com os coordenadores pedagógicos das escolas estaduais.

O projeto se adequa ao contexto da curricularização da extensão na Universidade e vem alinhado a dois eixos ODS: Educação de Qualidade e Redução das Desigualdades. O público-alvo da ação são estudantes do Ensino Médio, em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Provão Paulista, e entende-se que as monitorias possibilitarão um melhor aproveitamento do conhecimento oferecido nas escolas, aumentando as chances dos estudantes conseguirem acesso ao sistema de educação de nível superior. 

Para além de tirar dúvidas e resolver exercícios, o projeto tenciona que o aluno-monitor desperte e incentive o interesse dos alunos para o aprendizado das disciplinas de Física, Matemática e conteúdo tecnológico. A ação e presença do aluno-monitor na escola deverão servir também como catalisadoras e motivadoras do sentimento de pertencimento escolar. As atividades deverão proporcionar uma maior aproximação entre os estudantes e a escola onde estudam, contribuindo para um ambiente estimulante ao aprendizado. Para tanto, cada aluno atuando no projeto deverá estudar cuidadosamente os livros-textos utilizados nas escolas parceiras e estar atento às recomendações dos coordenadores pedagógicos.

Os alunos-monitores poderão auxiliar os estudantes no desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades computacionais, ensinando o uso de computadores da escola parceira e apresentando claramente os recursos das plataformas digitais usadas pelas escolas, onde parte do conteúdo acadêmico é compartilhado. Caso seja de interesse da equipe da escola parceira, os monitores poderão também auxiliar seus docentes na elaboração e correção de provas, trabalhos e conteúdo nas plataformas de ensino implantadas pelo Estado, ou outras atividades de apoio ao ensino.

Para além dos impactos desejados junto aos estudantes do ensino médio, espera-se uma melhoria do aprendizado do próprio graduando, já que precisará se comunicar de modo a transmitir o conhecimento de maneira clara e objetiva, aumentando, assim, o domínio dos assuntos em pauta. Dessa forma, o projeto promove o protagonismo estudantil no espaço educacional (no caso dos monitores e dos alunos monitorados), contribui para redução da desigualdade no ensino entre escolas públicas e privadas, e fortalece a qualidade do ensino público.

Para mais informações, contate a pesquisadora Euzi Fernandes em euzicfs@if.usp.br

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