Aplicativo da CAPES de consulta ao Qualis

Prezados usuários,

A CAPES possui um aplicativo que permite consulta ao Qualis das áreas com os critérios utilizados para a classificação de periódicos, que é a plataforma WEBQUALIS ACESSO: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/

Este é um sistema de classificação de periódicos nacionais e internacionais. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

Para descobrir o estrato de um periódico, você deve acessar o WebQualis. Clique no menu Consultar, localizado do lado esquerdo no alto da página e em seguida clique em Classificação. Você verá que existem quatro possibilidades de busca:

1. Por ISSN do Periódico
O ISSN (International Standart Serial Number) código de oito dígitos que identifica e individualiza uma publicação seriada em âmbito internacional.

2. Por título do periódico

Basta digitar o título do peródico ou parte do título. O mesmo periódico, ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. Isto não constitui inconsistência, mas expressa o valor atribuído, em cada área, à pertinência do conteúdo veiculado.

3. Por classificação/Área de avaliação.

Este é o índice mais utilizado. Os filtros restringem a busca dos periódicos de acordo com a área e o estrato escolhido os resultados aparecem em ordem alfabética por título. Oferece lista dos periódicos mais qualificados por área de pesquisa é preciso ficar atento com relação às versões impressas e on line.

4. Lista completa
A lista completa fornece os periódicos de todas as áreas, por isso é necessário fazer o download do arquivo em pdf.

Informações adicionais e dúvidas compareça ao setor de atendimento da biblioteca, ligue r.9169233 ou
envie email para atende@if.usp.br ou virginia@if.usp.br

atenciosamente
Virginia de Paiva