Saúde Mental e Cuidado na Universidade | Colóquio IFUSP

Ana Laura Batista e Mauro Batista - Psicólogos do Acolhimento IFUSP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

A temática sobre saúde mental entre estudantes universitários tem despertado atenção da sociedade, especialmente a partir do agravamento de quadros de ansiedade, depressão e suicídio nesta população. Sabe-se, nesse sentido, que os índices de saúde mental entre jovens e adultos no Brasil pioraram depois da pandemia. Assim, encontrar meios de promover a saúde mental torna-se urgente e fundamental. No entanto, o que é saúde mental e como promovê-la no ambiente universitário? A partir de reflexões teóricas e vivenciais sobre esse conceito, abarcando sua dimensão social e política, será abordada também a ideia do cuidado na universidade, focando no contexto do Instituto de Física. O intuito da conversa é ampliar a percepção sobre as formas de bem viver na universidade e dos modos de enfrentamento do sofrimento. O evento é resultado da parceria entre as Comissões de Pesquisa e de Inclusão e Pertencimento do IFUSP, que têm como objetivo incluir temas transversais de interesse geral da comunidade na programação dos Colóquios.

Sobre os palestrantes:
Ana Laura Batista é psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia. Aperfeiçoamento em Atendimento à Queixa Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realiza grupos de estudos e supervisões no campo da psicanálise winnicottiana. Atua como psicóloga clínica em consultório particular desde 2015 e presta serviços ao Programa de Acolhimento no Instituto de Física da USP desde 2019. Atualmente compõe o Fórum Permanente de Saúde Mental na USP.
Mauro Mathias Junior é psicólogo e mestre pelo Programa Adolescente em Conflito Com a Lei da Universidade Bandeirantes (UNIBAN). Doutorando no Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Professor Universitário no Curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)  e presta serviços ao Programa de Acolhimento no Instituto de Física da USP desde 2022. Socioeducador e Coordenador do Coletivo de Estudo e Pesquisa em Socioeducação (CEPS). Participante do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE).

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes no IFUSP;
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.