Aspectos recentes das mudanças climáticas globais: da observação, atribuição, modelagem e geoengenharia

Data de Início:
quinta-feira, 1 Março, 2012 - 16:00
Palestrante:
Prof. Dr. Paulo Eduardo Artaxo Netto, Depto. de Física Aplicada - IFUSP
Local:
Auditório Novo 1 - Instituto de Física da USP

Um grande numero de trabalhos científicos relevantes foram publicados nos últimos meses sobre vários aspectos das mudanças climáticas globais. Observações utilizando satélites permitem hoje medidas precisas da distribuição do aumento do nível do mar. Modelos integrando ciclo do carbono e outros aspectos da biosfera foram integrados aos modelos climáticos representando um quadro muito mais completo do funcionamento de nosso planeta. A pesquisa em geoengenharia climática global avança a passos largos, com importantes questões científicas e éticas. Estes novos aspectos da ciência das mudanças climáticas serão discutidos neste colóquio.