Colaborações Experimentais

ALICE 

 
ALICE (A Large Ion Collider Experiment) é um detector dedicado à física de íons pesados ​​no Large Hadron Collider (LHC). Ele foi projetado para estudar a física da matéria em forte interação em densidades de energia extremas, onde se forma uma fase da matéria chamada plasma quark-glúon.
 
 

ATLAS

 
ATLAS é um experimento de física de partículas de uso geral no Large Hadron Collider (LHC). Foi concebido para explorar todo o potencial de descoberta do LHC, expandindo as fronteiras do conhecimento científico.
 
 

CMS

 
O Compact Muon Solenoid (CMS) é um detector de uso geral no Large Hadron Collider (LHC). Possui um amplo programa de física que vai desde o estudo do Modelo Padrão (incluindo o bóson de Higgs) até a busca por dimensões extras e partículas que possam constituir a matéria escura. Embora tenha os mesmos objetivos científicos da experiência ATLAS, utiliza diferentes soluções técnicas e um design diferente de seu sistema magnético.
 
 

LHCb

 
O experimento Large Hadron Collider beauty (LHCb) é especializado em investigar as pequenas diferenças entre matéria e antimatéria, estudando um tipo de partícula chamada "beauty quark", ou "quark b".
Em vez de cercar todo o ponto de colisão com um detector fechado como fazem o ATLAS e o CMS, o experimento LHCb utiliza uma série de subdetectores para detectar principalmente partículas dianteiras (aquelas lançadas para a frente pela colisão numa direcção). O primeiro subdetector é montado próximo ao ponto de colisão, com os demais seguindo um atrás do outro ao longo de um comprimento de 20 metros.
 
 

ALPHA

 
ALPHA (Antihydrogen Laser Physics Apparatus) é uma colaboração internacional baseada no CERN e que trabalha com átomos de anti-hidrogênio aprisionados (a contraparte de antimatéria do átomo mais simples, o hidrogênio). Através de comparações precisas de hidrogénio e anti-hidrogénio, a experiência espera estudar simetrias fundamentais entre matéria e antimatéria.