Objetivo Geral

O principal objetivo do INCT de Física de Altas Energias CERN-Brasil é dar suporte às atividades dos grupos brasileiros nos 4 grandes experimentos do Large Hadron Collider (LHC), ALICE, ATLAS, CMS e LHCb, que é o maior acelerador de partículas já construído, e no experimento ALPHA, todos localizados no laboratório internacional CERN.

Os 4 pilares que norteiam as atividades dessa organização também sustentam esta proposta, que são: pesquisa básica, desenvolvimento tecnológico, colaboração e educação. A pesquisa básica consiste em explorar experimentalmente a estrutura mais fundamental do Universo, estudando as partículas mais elementares que existem e suas interações, descritas pelo chamado Modelo Padrão (MP), assim como possíveis extensões deste modelo.

Esses estudos somente podem ser conduzidos com a utilização de avançada tecnologia nas áreas de: sensores de radiação ionizante; eletrônica de leitura e processamento dos sinais gerados por esses equipamentos; e técnicas de processamento de dados de altíssimo desempenho, capaz de processar a enorme quantidade de informações geradas nesses experimentos. É objetivo deste projeto incentivar a participação dos grupos brasileiros no desenvolvimento tecnológico em todas essas áreas de uma forma coordenada, buscando potencializar as sinergias entre os experimentos em torno de questões tecnológicas comuns. Além disso, constitui-se em objetivo deste INCT aproximar esses desenvolvimentos tecnológicos à indústria nacional. A associação do Brasil ao CERN cria condições propícias para essa aproximação, que deve gerar resultados auspiciosos ao país.

Por fim, visando as futuras gerações de pesquisadores, este projeto promoverá atividades de formação nas várias vertentes do projeto (tanto científica como tecnológica), assim como atividades de disseminação desse conhecimento para o público escolar e leigo através de parceria com o International Particle Physics Outreach Group (IPPOG), escolas e professores.