Divulgação Científica

Pesquisas sobre percepção pública da ciência conduzidas pelo MCTI demonstraram que a maioria da população não tem conhecimento adequado sobre cientistas ou  instituições científicas nacionais. Para motivar o interesse do público pelas ciências e dos estudantes pela carreira científica, é fundamental conferir visibilidade para a pesquisa e conhecimento produzidos no país. Para isso, a divulgação científica que aproxima o público de pesquisadores e espaços de produção do conhecimento científico é fundamental e será desenvolvida neste INCT a partir de 3 ações: i) disseminação do programa Masterclasses - Hands-on Particles Physics pelo país.

Esta é uma iniciativa do CERN que consiste em um evento de um dia, no qual estudantes participam de palestras sobre Física de Partículas e realizam atividades práticas, analisando dados de experimentos do LHC. É um evento mundial, no qual escolas de diferentes países participam através de videoconferências, apresentando e debatendo os resultados entre si e com cientistas do CERN. O objetivo é espalhar o evento pelo país, dando maior abrangência e acesso aos debates a estudantes de escolas públicas e visibilidade à pesquisa brasileira; ii) criar uma exposição itinerante, que percorre o país, permitindo que diferentes realidades sociais possam ter contato com a Física de Partículas. A exposição será composta pelo LHC Interactive Tunnel (LIT), que apresenta o mundo das partículas em diálogo com as novas tecnologias de comunicação. iii) disseminação pelo país da Rede Escolar de Detetores de Raios Cósmicos. Grupos brasileiros que atuam no CERN desenvolveram um detetor de raios cósmicos de baixo custo que pode ser instalado em escolas e usado pelos alunos para vivenciarem a pesquisa científica.

O objetivo é engajar escolas espalhadas pelo país em uma rede, motivando os alunos a se interessarem pela ciência básica, tecnologia e produção do conhecimento de forma colaborativa, a exemplo dos grandes experimentos do CERN.