CBPF realiza o “Light-Cone 2023” e o “I Workshop INCT CERN-Brasil”

Publicado em: https://www.gov.br/cbpf/pt-br/assuntos/noticias/cbpf-realiza-o-201clight...
 
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) sediou dois eventos neste mês de setembro relacionados à física de altas energias. De 18 a 22/09 aconteceu o “Light-Cone 2023”, conferência que deu continuidade a uma série iniciada em 1991 e, desde então, acontece pelo menos uma vez por ano sob a supervisão do Comitê Consultivo Internacional do Light Cone. O segundo encontro foi na última segunda-feira (25/09), “I Workshop INCT CERN-Brasil”, que representou o lançamento simbólico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). 
 
O primeiro evento enfatizou as aplicações fenomenológicas onde se podem obter interpretações frutíferas em termos observáveis de estrutura hádron, correspondendo aos esforços experimentais, realizados em muitas instalações ao redor do mundo. Parte do programa debateu aplicações a sistemas relativísticos de poucos corpos, dentro da cromodinâmica quântica (QCD) e outras teorias quânticas de campos, bem como os possíveis benefícios da interação com técnicas de rede euclidiana e abordagens de contínuo. 
 
O programa contou com palestras abordando os temas: Estrutura e espectro de hádrons; Física Parton em hádrons e núcleos; Geração em massa; Teorias de calibre reticulado; QCD em temperatura e densidade finitas; Métodos QFT não perturbativos no espaço Minkowski e euclidiano; Teoria do campo da frente de luz; AdS/CFT e holografia; Física relativística de poucos e muitos corpos; Física de astropartículas; Simetrias e violações fundamentais; Instalações presentes e futuras. 
 
O segundo evento, foi aberto pelo pesquisador do CBPF, Ignacio de Bediaga Hickman, seguido pelo diretor da instituição Márcio Portes de Albuquerque. 
 
O encontro debateu os planos iniciais e perspectivas de cada um dos Grupos de Trabalho que compõem o INCT e contou com a participação da secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Márcia Barbosa; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera.  
 
Foram abordados os seguintes temas nos Grupos de Trabalho: Planejamento das atividades de Detectores Gasosos; Planejamento das atividades de Detectores Semicondutores; Planejamento das atividades da Eletrônica; Planejamento das atividades de Infraestrutura Computacional; Planejamento das atividades de Tecnologias Associadas; Planejamento das atividades de Técnicas Avançadas de Análise de Dados; Planejamento das atividades de Divulgação Científica; 
 
Pansera falou sobre: Oportunidades com O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); Barbosa apresentou: Visões do MCTI para a participação brasileira em Grandes Colaborações Internacionais e Galvão dissertou sobre: Participação brasileira no CERN e o CNPq, histórico e perspectivas para o futuro.