Realizada a Escola INCT CERN-Brasil de Análise de Dados 2024

O objetivo da escola era prover treinamento aos estudantes para o uso de ferramentas de análise de dados, desde estudos físicos a ferramentas de aquisição de dados. A infraestrutura escolhida contava com um computador pessoal para cada estudante a fim de permitir o pleno desenvolvimento das atividades ministradas pelos palestrantes. A proposta era permitir ao estudante ter acesso às noções básicas das ferramentas e aplicar seus conhecimentos a estudos de casos. Alguns participantes já estavam envolvidos em estudos nas suas colaborações e puderam compartilhar suas experiências durante a Escola. Os cursos foram ministrados em dias específicos e em forma sistemática de maneira a complementar as etapas seguintes.
A Escola foi organizada da seguinte forma:
  • Cada um dos 5 dias da Escola contou com um tema relevante;
  • Duas palestras no turno da manhã sobre conhecimentos teóricos;
  • Duas etapas de atividades práticas no turno da tarde. O período de atividades mão-na-massa permitiu a discussão de resultados e solução de problemas por parte dos participantes.

A Escola foi dividida em 5 temas, um para cada dia da Escola:

  • Dia #1: Introdução Básica a Ferramentas de Análise, Profa. Dra. Eliza Costa (CMS/UERJ) - Rio de Janeiro/RJ
  • Dia #2: Introdução a Métodos Estatísticos, Profa. Dra. Cristiane Jahnke (ALICE/UNICAMP) - Campinas/SP
  • Dia #3: Introdução a Ferramentas de Aprendizado de máquina, Prof. Dr. Edmar Egídio Purcino de Souza (ATLAS/UFBA) -  Salvador/BA
  • Dia #4: Reinterpretação de Análises, Profa Dra. Marisilvia Donadelli (ATLAS/UERJ) - Rio de Janeiro/RJ
  • Dia #5: Ferramentas de Aprendizado de Máquina em Altas Energias, Prof. Dr. Andre Sznajder (CMS/UERJ) - Rio de Janeiro/RJ
O material utilizado durante a Escola pode ser encontrado em: https://github.com/INCT-CERN-Brasil/Escola2024
Em resumo, a Escola foi realizada com sucesso contando com 49 participantes. Houve ampla participação durante as palestras com perguntas e troca de experiências daqueles que já possuem atividades em suas Colaborações. Os estudantes aprovaram o formato da Escola e dos resultados obtidos durantes as atividades mão-na-massa. Novas edições da Escola já estão sendo planejadas com o intuito de maximizar o número de participantes e ampliar a diversidade de participantes: gênero, nível, regiões do Brasil, tanto para estudantes quanto palestrantes.