O curso será dividido em 8 meses de atividades, exigindo-se cerca de 1 hora diária do cursista para realização das atividades mais 1 hora de estudos. Serão atividades presenciais, à distância e supervisionadas, subdivididas em 29 tópicos específicos (por semana).
Carga horária – 240 horas.
Público alvo: professores do Ensino Fundamental 1, passando por professores de várias disciplinas, como Educação Artística e Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História, até as especialidades de Ciências Naturais.
*** Este curso ainda não tem novas turmas previstas. Aguarde o próximo oferecimento ***
Descrição segundo a Tecnologia:*
O curso está estruturado em:
1) aulas discursivas (em lâminas)
2) tele aulas, elaboradas de acordo com as necessidades pedagógicas do tema.
3) animações, elaboradas em sua maioria fora do projeto atual, mas que são de uso público.
4) fórum de discussão e chat, onde os cursistas terão contato online com os tutores/professores
Atividades presenciais planejadas:
1) Técnicas básicas de observação do céu, uso do planisfério e coordenadas.
2) Construção do telúrio e seu uso em sala de aula no aprendizado dos fenômenos envolvendo o sistema Sol-Terra-Lua, como eclipses, fases da Lua e estações do ano.
3) Experimentos sobre o comportamento da luz.
4) Experimentos sobre a estrutura de estrelas e galáxias.
5) 4 atividades de avaliação.
São atividades à distância supervisionadas:
1) confecção de maquetes e outras atividades práticas.
2) atividades de relatos de aula.
3) avaliação online
Sistemática de Comunicação:
Ambiente virtual do Moodle: fóruns on line de discussão com tópicos semanais temáticos, chats semanais com 1 hora de duração, comunicações pessoais por correio eletrônico.
Recursos de Instrução:
Todo o material está disponibilizado no ambiente virtual Moodle: textos introdutórios para leitura na tela, textos de aprofundamento em pdf, tutoriais escritos (pdf) e em vídeo, vídeo-aulas semanais, guias de atividades e experimentos, questionários objetivos com feedback imediato e questões dissertativas com feedback manual. Todo o material foi especialmente desenvolvido para o curso. Sistemática de estudos: O aluno acessa um roteiro (livro virtual) na tela, ao abrir o AVA, e este roteiro lhe indica o objetivo do estudo, as problematizações a serem feitas, a ordem de acesso aos materiais, a forma de realização das atividades. O acompanhamento do desempenho é feito através das ferramentas de comunicação (fórum e chat) dos relatórios de acesso gerados pelo Moodle e de questões dissertativas e objetivas a serem respondidas semanalmente.
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Programa completo
Cada tópico, de 1 a 29, corresponderá ao conteúdo de uma semana de atividades.
Tópico 1 – Objetivos do curso e familiarização com o Ambiente Virtual de Aprendizagem
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Objetivos da Escola Básica
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Conteúdos de astronomia e sua conexão com esses objetivos
Tópico 2 - O céu que enxergamos
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Estrelas fixas e “errantes”
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Constelações (oficiais e indígenas brasileiras)
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Movimento diurno do céu (note que o movimento aparente anual da esfera celeste será assunto do tópico seguinte)
Tópico 3 – O referencial “para baixo” e o formato da Terra
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Introdução a Referenciais
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Força gravitacional
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Conteúdo pedagógico: obstáculos conceituais ao ensino de astronomia
Tópico 4 – Conceitos de astronomia de posição e causa da sucessão dia-noite
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Movimento de rotação da Terra
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Localização dos astros na esfera celeste
Tópico 5 – Movimento Diurno do Sol e duração do dia no inverno e no verão
Tópico 6 – Equivalência de referenciais
Tópico 7 – Estações do ano e o movimento de translação da Terra
Tópico 8 – Fenomenologia relacionada à Lua
Tópico 9 – Fases da Lua – causalidade e representação
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Face oculta
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Marés
Tópico 10 – Eclipses
Tópico 11 – História dos modelos cosmológicos antigos
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Movimento aparente e real dos planetas
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Modelo geocêntrico
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Modelo heliocêntrico
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Fatores que influenciaram a mudança do paradigma geocêntrico para o heliocêntrico, na Europa
Tópico 12 – Geofísica – a Terra como um planeta
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Estrutura da Terra (núcleo, crosta e atmosfera)
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Composição química
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Campo magnético
Tópico 13 - Sistema Solar
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A origem do sistema solar
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Planetas e seus satélites (planetologia comparada)
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Corpos menores
Tópico 14 – representações dos movimentos em três e duas dimensões
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Relação entre as representações feitas com o telúrio, stellarium e esquemas em papel, das estações do ano, fases da Lua, sucessão dia-noite, eclipses e face oculta da Lua.
Tópico 15 – Ensino dos fenômenos e movimentos T-L-S
Tópico 16 – O estudo do universo através da luz
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Propriedades da luz
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Radiação eletromagnética
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Espectros (contínuo e linhas)
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Influência da atmosfera
Tópico 17 – Características das estrelas I – determinação da temperatura, massa, tamanho e distância
Tópico 18 – Características das estrelas II
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Brilho, Luminosidade, composição química
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Tipos espectrais
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Diagrama HR
Tópico 19 – O Sol – estrutura e reações de fusão nuclear
Tópico 20 – o Sol – métodos de estudo e ciclo de atividade
Tópico 21 – Evolução estelar I – caminhos e sua dependência com a massa
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Formação das estrelas
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Etapas evolutivas: relação entre massa e tempo de “vida”
Tópico 22 – Evolução estelar II – Estágios finais de evolução estelar
Tópico 23 – Constituição da Matéria do Universo I – partículas elementares
Tópico 24 – Constituição da Matéria do Universo II – quimiossíntese
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Composição química do Universo
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Origem dos elementos
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A matéria escura e a energia escura
Tópico 25 – Via Láctea
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Como vemos nossa galáxia no céu e porque a vemos assim
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Constituição, tamanho e forma
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Posição do Sol na Galáxia
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Populações estelares distintas e a formação da galáxia
Tópico 26 – Galáxias
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Descoberta de outras galáxias
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Tipos morfológicos de galáxias
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Atividade nuclear de galáxias
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O grupo local e aglomerados de galáxias
Tópico 27 – Cosmologia
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O movimento das galáxias e a expansão do universo
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Expansão do universo e a teoria do big bang
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Radiação cósmica de fundo como evidência do big bang
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Conceitos de idade e tamanho do Universo
Tópico 28 – Astrobiologia
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Biogênese e evolução da vida na Terra
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A vida fora da Terra como hipótese científica
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Ingredientes básicos para o suporte da vida
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Influências cósmicas na evolução da vida
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Procura por vida extraterrestre
Tópico 29 – Astronomia e a escola Básica