Ciência Cidadã na Prática: Medindo a Circunferência da Terra

Data do Evento:
06/04/2024 - 08:00
Quem foi Eratóstenes, que há 2 mil anos calculou a ...Ciência Cidadã na Prática: Medindo a Circunferência da Terra
Curso de dIfusão com o Prof. Mikiya Muramatsu (IFUSP) e Lucio Freitas (ICB USP)
06 e 20/04, sábados, 08h às 12h. Online pelo GMeet

Minicurso de difusão gratuito visa difundir conhecimentos básicos de física, matemática e astronomia, por meio da reprodução conjunta e online do “experimento de Eratóstenes”. É direcionado a professores da rede pública de ensino e oferece certificado.

O objetivo do minicurso é ensinar os professores a montar o experimento e obter os dados; realizar associações básicas de geometria e interpretar os resultados, bem como entender o método científico e seu funcionamento. Inicialmente será apresentada uma palestra sobre tópicos da Física e o método científico. Após, será exposto o contexto histórico do experimento original e as orientações sobre como realizá-lo. Por fim, será ensinado como analisar os dados, calcular a circunferência e raio da Terra e interpretar os resultados do experimento.

O curso conta com os professores Sylvio Canuto e Mikiya Muramatsu do Instituto de Física da USP, como coordenador e ministrante, em parceria com o pesquisador Lucio Freitas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP). São 600 vagas disponíveis e as inscrições estão abertas até 01/04 pelo link e.usp.br/q11.

Imagem: Eratóstenes ensinando em Alexandria (c.1635), Bernardo Strozzi.