Prof. Paulo Nussenzveig é eleito fellow da Optica

O Instituto de Física cumprimenta e felicita Prof. Nussenzveig pela distinção conquistada.

Por: Depto. de Física Experimental para Comunicação IF.

O Departamento de Física Experimental tem a satisfação de anunciar que o Prof. Paulo Nussenzveig foi eleito “fellow” da Optica (novo nome da OSA - The Optical Society). É uma sociedade sediada nos EUA, criada há mais de cem anos como Optical Society of America, atualmente com perfil global. A categoria de fellow é restrita a 10% dos membros e, a cada ano, no máximo 0,5% dos membros podem ser eleitos. O reconhecimento do Prof. Paulo é “For ground-breaking demonstrations of multipartite multi-color entanglement of light in above-threshold optical parametric oscillators”. Apenas outros 7 cientistas trabalhando no Brasil haviam sido eleitos para essa categoria anteriormente. Agora, são dez, além do Prof. Paulo, os professores Antonio Zelaquett Khoury, da UFF, e Denise Maria Zezell, do IPEN, também foram eleitos. O anúncio, em inglês, pode ser lido no site oficial da OPTICA.

Sobre a Optica, o Prof. Nussenzveig comenta que a mudança de nome se deu este ano, expressando um objetivo de ser percebida como sociedade global. Bem justificado: ela já atua em inúmeros países e fomenta a criação de 'student chapters', incluindo vários no Brasil. A respeito da nomeação, declara: "É o reconhecimento de um trabalho em equipe, de muitos anos, envolvendo algumas gerações de estudantes, além da indispensável parceria com o Marcelo Martinelli".

Imagem: Reprodução