Prémios e Destaques

Levando para casa os prêmios de melhores apresentações

No 4th International Worshop de fenômenos complexos de física em materiais, realizado em fevereiro do 2016 na cidade de Porto de Galinhas, os alunos Sylvia e Yuri foram premiados pela  apresentação de pôsters, recebendo dois dos três prêmios concedidos no evento.

Rádio-USP e Revista FAPESP Destacando Nossa Pesquisa

Em entrevista à Rádio-USP em fevereiro de 2016, o professor Caetano Miranda fala sobre a importância da nossa pesquisa para a  extração de petróleo em reservatórios submarinos ou terrestres com o auxílio  de nano partículas de sílica.

Na edição de fevereiro de 2016 a revista Pesquisa FAPESP publicou um artigo destacando a pesquisa desenvolvida no nosso grupo (ver pdf anexo).

Menção honrosa a Tese - Prêmio JLL

No 2014 a tese desenvolvida por Leandro Seixas Rocha orientado pelo professor Adalberto Fazzio ganhou menção honrosa no Prêmio José Leite Lopes como Melhor Tese de Doutoramento. A tese foi premiada por mostrar grande excelencia na elavoração e nos resultados apresentados, e pela contribução no desenvolvimento e entendimento de novos materiais tais como os isolantes topologicos.

Resumo: "Nessa tese de doutorado apresentamos um estudo da estrutura eletronica de materiais isolantes topologicos. A teoria fundamental dos isolantes topologicos foi abordada atraves de invariantes topologicos Z2, assim como os seus metodos para o calculo desses invariantes topologicos e as consequencias da topologia de bandas nao-trivial. Assim como as propriedades atomisticas e energeticas, as propriedades eletronicas de alguns isolantes topologicos foram calculadas atraves de metodos de primeiros principios baseados na Teoria do Funcional da Densidade. Apresentamos nessa tese o estudo de quatro sistemas de interesse fisico: (1) Em isolantes topologicos do tipo Bi2Se3 e Bi2Te3 com falhas de empilhamentos, encontramos que o Bi2Te3 com falhas de empilhamentos apresentam estados metalicos na regiao do defeito; (2) Na interface Bi2Se3/GaAs com tratamento de Se na regiao do GaAs, encontramos que a interacao entre o cone de Dirac do Bi2Se3 com a banda de valencia do GaAs abre um gap de energia no ponto ; (3) Em nanoestradas de germaneno imersas em germanano com interfaces zigzag, encontramos que a partir de uma largura critica podemos observar o efeito Hall quantico de spin; e (4) nas ligas desordenadas hexagonais de SixGe1-x em duas dimensoes, o sistema desordenado compartilha a mesma topologia de bandas do siliceno e do germaneno, enquanto que a liga ordenada Si0.5Ge0.5 e um isolante trivial. As estruturas eletronicas desses sistemas foram investigadas no intuito de entender as consequencias fisicas da topologia de bandas nao-trivial nos estados de Bloch de bulk e de superficies/interfaces."

Versão online

Adalberto Fazzio assumiu posição dentro do MCTI

Adalberto Fazzio é o novo responsável pela SCUP do MCTI - Foto: Marcos SantosAdalberto Fazzio assumindo o cargo de responsável pela SCUP do MCTI - Foto: Marcos SantosO professor Adalberto Fazzio passou a formar parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A nomeação para o cargo de subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa da Secretaria Executiva do MCTI foi publicada na edição do dia 14 de maio de 2015 no Diário Oficial da União (DOU) .

(Agência Gestão CT&I, com agências)

Publicação de Alto Impacto

No ano de 2001 o nosso grupo conseguiu uma importante publicação, tanto impacto teve os resultados obtidos que o trabalho foi homenageado com a capa da prestigiosa revista Physical Review Letter e foi destacado pelo Editor da Revista Science. Entretanto, no Brasil a revista FAPESP e o journal FOLHA compartilharam a noticia para o povo brasileiro, a reportagem foi focada no impacto que teria esses resultados para o futuro desenvolvimento da nanotecnologia no mundo.

"How do Au-nanowires break"

Physical Review Letters, 87, 256102 (2001)
E.Z. da Silva, A.J.R. da Silva and A. Fazzio

Destaque de capa da edição de 17 de dezembro de 2001.
Foi a primeira vez que um trabalho de um grupo de pesquisadores
brasileiros foi capa da revista Physical Review Letters.
O artigo recebeu uma grande exposição.

"Átomos de ouro entram no circuito"

Revista da Fapesp, 72, Fevereiro de 2002

O trabalho "How do Au-nanowires break", sobre os nanofios de ouro
teve um grande impacto na comunidade científica.
A Revista Pesquisa Fapesp publicou a pesquisa em sua matéria de capa,
na edição de Fevereiro de 2002.

"Effect of Impurities in the Large Au-Au Distances in Gold Nanowires break"

Physical Review Letters, 90, 0361101 (2003)
Frederico D. Novaes, A.J.R. da Silva, E. Z. da Silva and A. Fazzio

Este artigo foi destacado pelo Editor da Revista Science na edição de 13 de fevereiro de 2003 como sendo o mais interessante em Ciência de Materiais dedicando-lhe o artigo, "A bit of Stretch"

Detalhes/pdf

_____________________________________________________

O destaque que tem os nossos integrantes no entorno academico é de alto nivel. Usualmente forman parte dos membros titulares organizadores de grandes eventos. Como tambem são omenageados em diferentes institutos.