Disciplinas optativas

Para complementar a sua formação, o aluno deve cursar disciplinas optativas em um total de 48 créditos-aula, que totalizem o número de créditos-aula mínimo de 160. Disciplinas optativas não devem superpor conteúdos já cursados e aproveitados no histórico escolar do aluno. Estas disciplinas não são de livre escolha na Universidade mas devem satisfazer os seguintes critérios:
 
  • No mínimo de 24 créditos-aula devem ser cursados obrigatoriamente em disciplinas oferecidas pelo IFUSP.
  • No máximo de 24 créditos-aula em disciplinas cursadas em unidades afins que desenvolvam atividades afins com o IFUSP, tais como IAG,  IO, IME, IQ, IGc, Poli.
  • Ressalta-se que disciplinas cursadas em diferentes unidades podem ser propostas para fazerem parte dos 24 créditos em unidades afins, através de requerimento e avaliação da CG (exemplos de disciplinas com afinidade às ciências físicas ministradas na Faculdade de Medicina, IB, Ciências Farmacêuticas, Educação Física, etc.).
  • No máximo de 12 créditos-aula livres que podem ser cursados em qualquer unidade da USP.
No conjunto das disciplinas optativas oferecidas no IFUSP destacam-se as disciplinas comumente chamadas “disciplinas II”. Estas disciplinas consistem em continuações das disciplinas obrigatórias teóricas avançadas que complementam e aprofundam a formação do aluno nos diversos tópicos fundamentais da física: mecânica clássica, eletromagnetismo, termodinâmica, mecânica quântica e física matemática. Estas disciplinas são altamente recomendadas àqueles alunos que desejam seguir uma carreira acadêmica, ingressando, após a conclusão do bacharelado, em uma pós-graduação em física. Estas disciplinas estão listadas na Tabela abaixo. 
 

Disciplinas optativas denominadas “disciplinas II”. O número entre parêntesis mostra o número de créditos da disciplina. Clique no código da disciplina para ver sua ementa
"Disciplinas II" - Optativas
Mecânica II (4)
4302306
Física Matemática II (4)
4302307
Termodinâmica (4)
4302308
Eletromagnetismo II (4)
4302304
Mecânica quântica II (4)
4302404
Física Experimental VI (4)
4302314

Ainda neste contexto encontra-se a disciplina de Física Experimental VI, que consiste em uma disciplina optativa avançada de física experimental que tem como objetivo consolidar a independência do aluno em um laboratório de física. Os alunos desta disciplina realizam experimentos nos laboratórios de pesquisa do IFUSP e, por conta disto, têm contato com o que existe de mais atual em pesquisa experimental em física. Serve também para introduzir os alunos às áreas experimentais contemporâneas da física.
 
Quanto às disciplinas optativas externas ao IF, é importante salientar que nenhum aluno é obrigado a cursá-las. Aquele que quiser, pode obter a totalidade dos créditos em optativas só com as disciplinas oferecidas pelo IF. As disciplinas oferecidas por outras Unidades constituem, no entanto, um potencial riquíssimo, especialmente para aqueles que pretendem enveredar por caminhos interdisciplinares. A Física ocupa uma posição privilegiada no amplo espectro das ciências exatas e tal fato pode ser utilizado com vantagem, segundo as aptidões, interesse e desejo de cada um.
 
Existe a possibilidade do estudante obter até 12 (doze) créditos de forma absolutamente livre: podem ser créditos para aprofundar mais uma área, para corrigir uma escolha posteriormente abandonada (isto é, experimentar um ou outro caminho antes da escolha definitiva) ou simplesmente para ampliar o horizonte cultural naquilo que mais atrair o estudante.
 
A aceitação em disciplinas oferecidas por outras Unidades que não o IF está sempre sujeita à existência de vagas e aos critérios de requisitos determinados por quem as oferece.