Física de Sistemas Biológicos

 

DFAP-IFUSP
Profa. Dra. Rosangela Itri – itri@if.usp.br
Prof.  Dr. José Luiz Lopes – zeluiz@if.usp.br

O grupo de Física de Sistemas Biológicos do DFAP desenvolve projetos que visam o estudo estrutural de proteínas e de sistemas lipídicos diversos, como também das interações estabelecidas entre esses dois grupos de biomoléculas.
Os sistemas lipidícos utilizados são modelos de membrana celular bacterianas e eucarióticas (representados por micelas, monocamadas de Langmuir, bicamadas fosfolipídicas planas, vesículas pequenas, grandes e gigantes) e as proteínas e/ou peptídeos são de relevância biológica, em especial as de caráter pouco ordenado estruturalmente e peptídeos antimicrobianos. Um dos focos da pesquisa centra-se na investigação dos efeitos de oxidação lipídica em membranas celulares, e suas consequências em morte celular, senescência e doenças neurodegenerativas.


As análises são realizadas observando os fenômenos de interação da radiação eletromagnética com a matéria, por meio de técnicas de: espalhamento de raios-X a baixos ângulos, dicroísmo circular (convencional e com radiação síncrotron), microscopia óptica (de contraste de fase e fluorescência), medidas de tensão superficial e pressão lateral de monocamadas lipídicas.

Outras técnicas biofísicas, tais como a calorimetria, a ressonância plasmônica de superfície e a fluorescência são também empregadas nestes estudos para descrever o mecanismo de ação destas biomoléculas de interesse.