Ciência aliada à arte: laboratório da USP auxilia no restauro da obra do pintor holandês Frans Hals

Trabalho realizado pelo Instituto de Física da USP utiliza técnicas de análise de imagens que revelam rascunhos e modificações e auxiliam na restauração dos quadros
Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.
---

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) está realizando um projeto de conservação e restauro de três obras do pintor holandês Frans Hals (1581-1666), datadas da década de 1630 e que foram doadas ao museu em conjunto em 1951. O Instituto de Física (IF) da USP, ao lado do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), participou da primeira fase trabalho, que compreende pesquisas bibliográficas e de imagens para estudar as obras em termos de concepção e materiais. São processos de radiografia, reflectografia no infravermelho e macrovarredura por fluorescência de raios X. Um vídeo documental sobre as técnicas aplicadas já está disponível no Canal do Masp no YouTubeSaiba mais...