Controle

O Microtron é uma máquina relativamente complexa e possui uma série de parâmetros que necessitam ser monitorados e controlados, assim optamos por gerenciar a máquina através de computadores. A arquitetura concebida utiliza um computador gerente e vários computadores auxiliares. Estes micros auxiliares são responsáveis por monitorar os mais diversos parâmetros da máquina, destacando: tensões e correntes do canhão, temperatura de diversos dispositivos, fase e potência de microondas em cada uma das estruturas e nas cavidades do chopper e buncher, pressões nas várias secções do acelerador, campos magnéticos dos diversos eletroímãs existentes. Estes micros também realizam o controle automático de alguns destes parâmetros.

O micro gerente recebe as informações de todos os micros auxiliares, armazenando-as em um banco de dados e exibindo as mais relevantes em uma tela para o operador do acelerador. Assim o micro gerente torna-se a interface entre o homem e o acelerador.

Com o uso deste sistema facilita-se a tarefa do operador, pois o computador se encarrega de monitorar todos os parâmetros e, se algum deles apresentar alguma discrepância, o operador é imediatamente avisado. A existência de um banco de dados com todos os parâmetros também é importante para as manutenções da máquina.

Um acelerador usado em pesquisa caracteriza-se por possuir uma grande flexibilidade no que diz respeito à alteração dos vários parâmetros do feixe e a inclusão de novos dispositivos de controle e diagnóstico. O sistema de controle é suficientemente flexível para permitir que tais modificações sejam feitas, tanto no software, uma vez que este foi escrito de forma modular, quanto no hardware, que possui diversos tipos de interface para conexões com o exterior.