Vácuo

Todo o caminho percorrido pelo feixe de elétrons deve ser mantido em vácuo. Existem várias razões para isto, entre elas podemos destacar:

  • o material que compõe o catodo e é responsável pela emissão dos elétrons poderia ser oxidado e perder suas qualidades emissoras.
  • dentro das estruturas aceleradoras existem campos elétricos muito intensos (responsáveis pela aceleração dos elétrons) que poderiam ionizar o ar e provocar faiscas.
  • manter o maior caminho livre médio possível, pois caso contrário toda a energia adquirida no processo de aceleração seria perdida através de colisões com as moléculas de ar, além disso os elétrons sofreriam um espalhamento nessas colisões e seria impossível manter o feixe focalizado e direcionado.

Para retirar o ar, um complexo sistema de válvulas, medidores, manifolds e bombas foi construído. As bombas são do tipo iônica e em sua grande maioria foram construídas no nosso laboratório. Estas bombas chegam a pressões em torno de 10^(-12) atm e trabalham continuamente.

A maioria dos componentes do sistema de vácuo é feito de aço inox não magnético e técnicas especiais de soldagem foram usadas para garantir a estanqueidade do sistema. Além disso todas as peças devem ser extremamente limpas para evitar que um possível contaminante se evapore e aumente a pressão do sistema.