Sistemas Eletrônicos Topológicos e Fortemente Correlacionados

Julio Antonio Larrea Jiménez

Minha área atual de pesquisa está focada ao entendimento de novos estados da matéria quântica e fenômenos quânticos emergentes visando a realização de matérias funcionais e sustentáveis. Dentro do Laboratory for Quantum Matter under Extreme Conditions (LQMEC), atuo em temas de pesquisa multidisciplinar na física da matéria condensada, como:

1. Estudo de Transições de Fase Quântica em Sistemas eletrônicos fortemente correlacionados.
2. Estudo de Estados Topológicos Quânticos.
3. Magnetismo Quântico.
4. Sínteses de materiais nanoestruturados direcionado ao entendimento da termoeletricidade, spintrônica e supercondutividade.
5. Desenvolvimento de métodos experimentais do estado da arte sob condições extremas de altas pressões, temperaturas ultrabaixas e altos campos magnéticos.
6. Desenvolvimento de modelos teóricos fenomenológicos que visem explicar nossos resultados experimentais.

Maiores detalhes sobre estes temas podem ser encontrados no meu curriculum Lattes [Link].

 

Valentina Martelli

Desenvolvemos pesquisa investigando fenômenos de transporte  (elétrico, térmico e termoelétrico) em materiais quânticos sob condições extremas (baixas-temperaturas, alto campo magnético e dimensionalidade reduzida): isolantes topológicos de Kondo, isolantes topológicos cristalinos, Semimetais de Weyl, férmions pesados, óxidos complexos. A pesquisa tem o objetivo tanto o avanço do entendimento das interações físicas na base de