Ilum, Escola de Ciência, imersa no CNPEM

Data de Início:
quinta-feira, 1 Dezembro, 2022 - 16:00
Palestrante:
Prof. Adalberto Fazzio - Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), CNPEM
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Docente IFUSP, caso não possa comparecer, participe via Zoom: Reunião 863 2683 2419. Senha: 752207
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.

Resumo: A Ilum Escola de Ciência é uma faculdade, vinculada ao Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), que conta com um curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia.

A Ilum se originou de um desafio apresentado pelo presidente do nosso Conselho de Administração, o físico Professor Rogério Cerqueira Leite, aos pesquisadores: Como jovens podem ter uma formação mais conectada aos grandes desafios que se apresentam em nossa sociedade? Como eles podem atuar como protagonistas no desenvolvimento da ciência e tecnologia mais precocemente?

Sabemos que as grandes questões da ciência têm uma sobreposição de diversas áreas do conhecimento e o nosso objetivo é formar profissionais com a habilidade em manusear os diversos fundamentos da ciência moderna.

Desde 2017 seguiu-se uma série de discussões que evoluíram na criação da Ilum. Um projeto pioneiro no ensino superior de Ciência, baseado em uma formação multidisciplinar, com uma proposta inovadora de ensino inserida em um novo modelo organizacional. Desde o primeiro ano o aluno já entra em contato com a pesquisa, em projetos na fronteira do conhecimento, e tem como um diferencial sua imersão nos Laboratórios do CNPEM. Isso apoiado num projeto pedagógico integrador, onde o aluno é o protagonista atuando sempre em um ambiente que estimula o aprendizado.

Neste colóquio discutirei todo o processo da criação da Ilum, como estamos trabalhando, como escolhemos os docentes, como é ingresso e o que esperamos de nossos egressos e, finalmente, nosso olhar para o futuro.

Quando realizada essa palestra, os 40 alunos ingressantes em 2022 na Ilum estarão concluindo o segundo semestre!

Sobre o palestrante: Adalberto Fazzio, Professor Titular do Instituto de Física da USP, é natural de Sorocaba-SP. Bacharel e Mestre em Física pela Universidade de Brasília/UnB, nos anos de 1973 e 1975, respectivamente. Doutor em Física pela Universidade de São Paulo/USP em 1978. Em 1985, tornou-se Livre-Docente no Instituto de Física da USP e, desde 1991, é Professor Titular daquela Instituição. Atualmente, Aposentado da USP, é o Diretor da Ilum Escola de Ciência/CNPEM. Foi pesquisador visitante no National Renewable Energy Laboratory (EUA) e no Fritz-Häber-Institut (Berlim, Alemanha). É pesquisador I-A do CNPq. Ocupou os cargos de Secretário, Secretário-Geral, Vice-Presidente e Presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e, também, Conselheiro da SBF. Foi Chefe do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, Vice-Diretor e Diretor do Instituto de Física da USP. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Em 2006, recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. No ano de 2008, foi nomeado pelo Ministro da Educação, membro do Conselho Superior da CAPES e Reitor da Universidade Federal do ABC, onde também foi Diretor do Centro de Ciências Naturais e Humanas. Em 2010, foi promovido à Classe da Grã-Cruz, na Ordem Nacional do Mérito Científico. Em março de 2011 foi nomeado, pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Coordenador-Geral de Micro e Nanotecnologias da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT e Assessor Especial do Ministro. Em julho foi designado, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, para o cargo de Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, exercido até 1º de novembro de 2013. Em outubro de 2013 foi eleito Membro da TWAS (The World Academy of Sciences). Em 2015, assumiu a Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCTI. Sua área de atuação sempre esteve voltada para a Física da Matéria Condensada, dirigida primordialmente no entendimento de propriedades estruturais, magnéticas e de transporte em materiais. Atualmente trabalhando em propriedades de nanomateriais e isolantes topológicos. Com mais de 300 publicações em revistas especializadas (12052 citações, Google; fator de impacto H = 57, Google), tem contribuído com importantes trabalhos no entendimento no campo da ciência de materiais, e uma participação bastante ativa na orientação de mestres e doutores. Seu grupo de pesquisa trabalhou no desenvolvimento de métodos e algoritmos computacionais, aplicados a materiais, procurando entender os processos de crescimentos, difusão atômica, interfaces, defeitos extensos e ações de campo externo (campo elétrico, campo magnético, pressões e temperaturas). De 2017 a 2021 atuou como Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM) e atualmente ocupa o cargo de Diretor do da Ilum Escola de Ciência(CNPEM).

Palavras-chave: Ilum, formação multidisciplinar, CNPEM