50 anos de Pelletron na USP | Colóquio IFUSP

Rubens Lichtenthäler Filho - IFUSP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Neste colóquio, pretendo apresentar uma visão geral  das atividades de pesquisa atualmente desenvolvidas  no Laboratório Aberto de Física Nuclear (LAFN) do acelerador Pelletron do IFUSP. Darei ênfase na física que temos feito com feixes de núcleos estáveis, núcleos fora da linha de estabilidade (RIB) e física aplicada, bem como nas atualizações e melhoramentos implantados no laboratório ao longo dos últimos anos, envolvendo desde a modernização da instrumentação até a instalação de novas linhas de feixe. Serão apresentadas perspectivas para o futuro do Laboratório.

Sobre o palestrante:
Rubens é professor Titular da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento no Laboratório GANIL, França, como pesquisador do CNRS francês, de 1996-1997. Foi pesquisador visitante no Laboratório A. Wright de Estrutura Nuclear da Universidade de Yale, EUA e na Universidade de Milão, Itália. Trabalha em Física Nuclear com ênfase na área de reações nucleares e núcleos fora da linha de estabilidade. Foi um dos responsáveis pela instalação do RIBRAS (Radioactive Ion Beams in Brasil), único equipamento para produção de feixes secundários de núcleos exóticos do Brasil e da América Latina. Atualmente é Diretor do Laboratório Aberto de Física Nuclear (LAFN) do Instituto de Física da USP-SP.

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.