Óptica não-linear em microdispositivos fotônicos integrados em chip | Colóquio IFUSP

Data de Início:
quinta-feira, 1 Junho, 2023 - 16:00
Palestrante:
Profª Nathália Beretta Tomazio - GFCx IFUSP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Microdispositivos fotônicos são estruturas dielétricas na escala micrométrica capazes de confinar fortemente a luz. O estudo de interações ópticas nao-lineares em microdispositivos fotônicos tem revolucionado inúmeras áreas, sobretudo as áreas de comunicações ópticas, espectroscopia, e metrologia, trazendo alto desempenho em plataformas compactas, passíveis de serem produzidas em larga escala, e de baixo consumo de energia. Neste colóquio, irei apresentar aspectos fundamentais e aplicações da óptica não linear em microdispositivos fotônicos, com foco na geração de luz em novas frequências. As características dos microdispositivos, assim como sua fabricação, serão descritas. Veremos como microdispositivos fotônicos não-lineares têm permitido desenvolver soluções elegantes para desafios tecnológicos atuais, tais como a geração de números genuinamente aleatórios.

Sobre a palestrante:
Nathália Tomazio formou-se em Bacharelado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), e fez Mestrado e Doutorado na mesma instituição. Sua pesquisa de Mestrado e Doutorado teve como foco principal o estudo de processos ópticos em microcavidades poliméricas fabricadas por técnicas de escrita a laser.  Ao longo de sua pós-graduação, Nathália teve experiência de pesquisa na Universitat de València - Espanha e na Columbia University - EUA. Em sua pesquisa de pós-doutorado, realizada no Laboratório de Dispositivos Fotônicos (IFGW-UNICAMP), Nathália estudou efeitos ópticos não-lineares em microdispositivos fotônicos de nitreto de silício integrados em chip. Desde 2022, Nathália é Professora Doutora do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), e integra o Grupo de Fluidos Complexos. Seus interesses de pesquisa incluem microdispositivos fotônicos integrados em chip, óptica não linear e microfabricação por técnicas de escrita a laser.

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.