Palestras

P1: Confinamento de Plasmas em Tokamaks - Prof. Iberê Luiz Caldas

Inicialmente, será feita uma descrição das principais características físicas do plasma confinado magneticamente em TOKAMAKS. A seguir serão apresentadas as perspectivas de utilização desse tipo de plasma para a produção de energia por fusão termonuclear controlada. Posteriormente, serão discutidas algumas questões físicas que estão sendo investigadas e cuja compreensão poderão contribuir para melhorar o confinamento do plasma em TOKAMAKS.

 

P2: ANÁLISE DE BENS CULTURAIS COM METODOLOGIAS FÍSICAS - Márcia de A. Rizzutto

A física pode “olhar” os objetos e obras de arte de um modo diferente sendo uma extraordinária ferramenta para desvendar características do objeto e as camadas destes que são ocultas a olho nú. As investigações, com análises físicas, em uma obra de arte nos ajudam a compreender os materiais e técnicas utilizadas para criá-la e o que aconteceu com a mesma ao longo do tempo. Interpretar as informações obtidas através das análises científicas, concomitante com o conhecimento da história da arte, nos permite situar o objeto dentro do contexto de sua própria época e/ou escola e compreende-lo hoje como a vemos. Nos exames de investigações científicas nos vários objetos dos acervos dos museus paulistas, foram utilizadas técnicas não destrutivas de análises de superfícies. Nestes estudos, foram aplicadas diferentes técnicas multiespectrais como luz visível, fluorescência visível com radiação de ultravioleta (UV), reflectografia de infravermelho (IV), radiografia e técnica de analise elementar como fluorescência de raios X portátil e indução de radiação por partículas (PIXE). Os resultados das análises com as diferentes técnicas e suas respectivas particularidades, podem fornecer informações que, quando correlacionadas, permitem uma melhor caracterização e estudo dos objetos.

 

 

P3: Reologia e dinâmica de redes poliméricas no interior de células vivas -  Prof. Adriano Mesquita Alencar

Estruturas poliméricas simples e complexas são objetos de estudo na física há décadas, envolvendo áreas como a mecânica estatística, dinâmica de fluidos e mecânica clássica, entre outros. Nessa palestra apresentaremos as células do nosso corpo como um grupo de redes poliméricas interligadas e ativas, embebidas em uma solução densa de matéria orgânica. Essas estruturas vivas tem características viscoelásticas próprias e podem ser ser interpretadas como um material vítreo mole, próximo a transição vítrea. Outra característica própria dessas estruturas são as tensões internas que conduz o sistema a um remodelamento e a ajustes na superfície, similares ao que acontece na crosta da Terra sob a forma de terremotos. Será mostrado nossos últimos resultados nessa linha incluindo algumas aplicações em cardiologia.

 

P4: Informação quântica e emaranhamento com feixes intensos de luz - Prof. Marcelo Martinelli

Criptografia inviolável, teletransporte, computação eficiente, simuladores quânticos para a química. Essas são algumas das possibilidades que a manipulação quântica de informação traz para futuro imediato. Vamos ver como o emaranhamento, propriedade fundamental da mecânica quântica, pode nos servir para estas implementações. O que podemos aprender usando os feixes intensos gerados por conversores óticos (os osciladores paramétricos) sobre a estabilidade deste recurso quântico, e como podemos usar este emaranhamento hoje no laboratório?

 

P5: Supercondutividade, nanomagnetismo e outros fenômenos de interesse na fisica da matéria condensada - Prof. Renato de Figueiredo Jardim

Existem apenas duas exceções terrestres à regra universal de que todo movimento e todo fluxo de energia apresenta dissipação.  Ambos são fenômenos que ocorrem, em geral, só em temperaturas extremamente baixas: a supercondutividade e a superfluidez.  Por outro lado, a matéria, quando presente em dimensões extremamente diminutas, revela propriedades bem diferentes de seus análogos macroscópicos.  Dois desses tópicos, supercondutividade e nanomagnetismo, serão abordados nessa palestra, além de outros bastante interessantes e que ocorrem apenas na física da matéria condensada.

 

P6:  A Física da Ruptura -  Prof. André de Pinho Vieira

Apresentaremos uma visão geral das investigações sobre a ruptura dos materiais, que remontam aos trabalhos de Leonardo da Vinci e Galileu Galilei e permanecem como um dos grandes desafios da física contemporânea. Discutiremos os diversos mecanismos que contribuem para o processo de ruptura, o papel essencial desempenhado pelos defeitos, e algumas abordagens utilizadas na tentativa de modelar os fenômenos envolvidos.

 

Página anterior

 

Desenvolvido por IFUSP