Mini Cursos

Curso 1 - Spintrônica e Nanomagnetismo em Semicondutores

Prof. - Félix G. G. Hernandez

Neste curso serão estudadas as propriedades de spin em semicondutores com o objetivo de produzir dispositivos eletrônicos contendo poucos  elétrons. Processos físicos em nanocristais em sistemas de estado  sólido serão investigados utilizando medidas de bombeio-prova através  de técnicas ópticas (lasers pulsados). A combinação desta técnicas com  medidas de transporte é utilizada para o estudo de efeito Hall de spin.

Curso 2 - Estrutura nuclear e espectroscopia  gama
Prof. José Roberto Brandão  de Oliveira
Na natureza são conhecidas quatro interações fundamentais denominadas "Forças". São elas: 1-Força Gravitacional; 2-Força Eletromagnética; 3-Força Fraca; 4-Força Forte (ou Nuclear). As forças Eletromagnética e Fraca foram unificadas há relativamente pouco tempo, de modo que pode-se considerar que há na verdade somente 3 forças fundamentais. A Força Forte (ou Nuclear) é a força responsável por manter o núcleo atômico unido, e é a menos conhecida de todas as Forças. O núcleo é constituído de núcleons, isto é, prótons e nêutrons. Os núcleos "pesados" (formados por mais de 4 nucleons), além disso, apresentam características complexas que desafiam um tratamento microscópico de "primeiros princípios", mesmo na hipótese de conhecimento detalhado da força nuclear. Em conseqüência disto é necessária a criação de modelos aproximados para a interpretação da estrutura do núcleo, e das reações
nucleares, que ocorrem por ocasião da colisão entre dois núcleos. Uma das técnicas para a investigação experimental da estrutura e das reações nucleares, utilizada no IFUSP, é a técnica da espectroscopia gama (uma espécie de "bisneta" da espectroscopia óptica). Os raios gama são fótons (ou "partículas de luz") de alta energia (tipicamente de 10 a 1000 keV - o espectro de luz visível, para efeito de comparação, encontra-se na faixa de 1.5 a 3 eV). No IFUSP utiliza-se um espectrômetro gama de alta resolução (o Saci-Pererê) para o estudo de reações nucleares e da estrutura de núcleos produzidos com o acelerador de partículas Pelletron, e futuramente com o pós-acelerador LINAC. Neste simpósio objetiva-se descrever como é realizado esse tipo de pesquisa, que tipo de informações é possível obter e confrontar com as previsões dos diversos modelos teóricos desenvolvidos (inclusive no próprio IFUSP), e qual é a perspectiva desta técnica no mundo (com os importantes avanços tecnológicos atualmente em andamento) seja para o avanço da fronteira do conhecimento como de possibilidades de aplicações práticas.

Curso 3 - Cosmologia: dos Mitos ao Centenário da Relatividade
Prof.  Élcio Abdalla

Curso 4 – Preparação e Caracterização de Novos Materiais
Profs. Manfredo H. Tabacnicks e Giancarlo E. S. Brito

Novos materiais é uma definição genérica de uma nova classe de materiais que excedem os materiais tradicionais puros ou na forma de ligas e/ou tratados quimicamente pelo tratamento e introdução de elementos para além do equilíbrio químico seja pela implantação forçada de ions e elementos, ou pela fabricação de nanoestruturas com novas e surpreendentes propriedades físico-químicas. Um dos métodos de tratamento é através da implantação iônica que estende e melhora os tratamentos químicos de superfície tradicionais. A caracterização desses novos materiais requer métodos analíticos sensíveis e sofisticados tais como a Cristalografia de Raios X, a Espectrometria de Retroespalhamento Rutherford, RBS ou a Espectrometria de Raios X. Na parte prática do curso deverá ser preparado um filme nanoestruturado sobre uma lâmina de TiO2 que deverá ser caracterizado por técnicas atômico-nucleares (PIXE e RBS) e difração de raios X.

Curso 5 - Descrição de Sistemas Fortemente Acoplados usando a Física de Buracos Negros
Prof. Jorge Noronha

Neste curso eu explicarei a ideia por trás da dualidade entre teorias de corda e teorias de calibre (conhecida também como dualidade Anti-de Sitter/Conformal Field Theory). Suas recentes aplicações em física de hádrons e matéria condensada também serão brevemente   discutidas. Curso 6 - Física Médica: Estado da Arte
Pro
fs. Elisabeth M Yoshimura, Emico Okuno, Paulo Roberto Costa e Drªs. Denise Yanikian Nersissian e Tania Ap. C. Furquim
A Física Médica é a área da Física ligada à Saúde. No seu domínio estão, por exemplo, os trabalhos clínicos e de pesquisa em Radiologia, Radioterapia, Medicina Nuclear e Proteção Radiológica. Neste minicurso trataremos dos fundamentos e dos resultados de pesquisa mais recentes dessa área da Física.