Colóquio - Divulgação Científica: da Teoria à Prática

Marcelo Knobel - IFGW-UNICAMP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da USP

Torrna-se cada vez mais importante o papel das Universidades na atuação direta em práticas de divulgação científica, que cada vez mais são consideradas parte essencial da atividade de pesquisa. Nesse sentido, ações individuais de pesquisadores e grupos de pesquisa estão cada vez mais presentes no âmbito das Universidades. Entretanto, uma Universidade ativa no contexto internacional deve participar com ações e projetos institucionais em divulgação científica, permitindo ações mais efetivas e ordenadas dessas práticas, buscando sempre um alcance e visibilidade maiores. Naturalmente, esse alcance refletirá na própria reputação da Universidade, mas ele ganha um contorno especial no caso de Universidades públicas ou de pesquisas que contam com financiamento público, que têm a obrigação de prestar contas à sociedade que as financia. Infelizmente, entretanto, as ações coordenadas de divulgação científica ainda são incipientes na maioria das Universidades latino-americanas, que deveriam assumir um papel mais atuante nesta esfera fundamental da atividade científica. Nesta apresentação serão discutidas algumas possíveis ações de divulgação científica que os educadores e cientistas podem realizar, sempre ressaltando que o importante é estimular, antes de tudo, o pensamento crítico e a discussão. Serão comentadas as dificuldades e vantagens de estimular o engajamento da sociedade em assuntos de ciência, tecnologia e inovação, e resultados recentes na área ainda pouco desenvolvida de “percepção pública da ciência”. Finalmente, serão mostradas algumas ações que vem sendo realizadas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), como as atividades do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), o Museu Exploratório de Ciências e a Editora.

Rua do Matão, travessa R, nº 187
Transmissão no site: www.iptv.usp.br