Poluição atmosférica e suas implicações na saúde

Data de Início:
quinta-feira, 26 Abril, 2018 - 16:00
Palestrante:
Prof. Dr. Paulo Hilário do Nascimento Saldiva (FMUSP)
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Definir o impacto de um programa de controle de emissões na qualidade do ar tem uma dimensão importante para o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de transporte, tecnologia de motores e de equipamentos de controle de emissões veiculares, bem como na elaboração da política de combustíveis do País, dada a importância que os mesmos assumem na nossa matriz energética.  Mesmo os mais ferrenhos admiradores de veículos concordam que a inalação de gases de emissão automotiva não faz bem à saúde. Apesar deste consenso, o fator saúde é raramente levado em conta quando da definição de políticas de combustível ou transporte.  Os efeitos da exposição a poluentes ambientais são diversos, exibindo diferentes intensidades e manifestando-se com diferentes tempos de latência: efeitos comportamentais e cognitivos, inflamação pulmonar e sistêmica, alterações do calibre das vias aéreas, do tônus vascular e do controle do ritmo cardíaco, alterações reprodutivas, morbidade e mortalidade por doenças cardiorrespiratórias e aumento da incidência de neoplasias, entre outros.

INFORMAÇÕES SOBRE O PALESTRANTE - O Prof. Saldiva é Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental e Ecologia Aplicada. Comentarista do Jornal da Cultura, na TV Cultura. Atual Diretor  do Instituto de Estudos Avançados da USP.

IPTV - https://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=38827