
Serão abordados aspectos da natureza da construção e comunicação do conhecimento científico e sua conexão com os processos de aprendizagem de física, através da problematização de uma situação comum nas aulas de Ciências Naturais que é a dificuldade de compreensão dos conceitos pelos alunos, e os erros persistentes nas avaliações, mesmo após reiteradas explicações do professor. Discutimos como a visão epistemológica empírico-indutivista para a ciência favorece a emergência do preconceito de que a ciência seria um empreendimento “para gênios”. A visão construtivista, por outro lado, requer rupturas profundas no paradigma educacional vigente.
A profa. Dra. Anne Scarinci é professora do Instituto de Física de São Paulo, graduada em Física e em Pedagogia com doutorado em educação. Atua na grande área de Ensino de Ciências, dentro da linha de pesquisa de Formação de Professores.
Evento destinado à graduação, pesquisa, docência e público em geral.
Transmissão via IPTV: https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=39455