Lasers Aleatórios e o comportamento vítreo da luz

Data de Início:
quinta-feira, 21 Junho, 2018 - 16:00
Palestrante:
Cid Bartolomeu de Araújo - UFPE
Local:
Auditório Abrahão de Moraes - IFUSP

Os Lasers Aleatórios (LA) são excelentes plataformas para a investigação de sistemas complexos não lineares. Estes lasers operam sem espelhos e a realimentação óptica para a  ação-laser resulta do espalhamento múltiplo da luz em meios desordenados que apresentam amplificação óptica. Nesta  palestra, apresentarei exemplos de LA que operam com base em diferentes sistemas físicos e discutirei os mecanismos que   governam o comportamento dos lasers. A emissão policromática de alguns LA, as flutuações de intensidade que obedecem a  distribuição de Lévy, a transição de quebra de simetria de  réplica para a fase de vidro-de-spin fotônico e eventos  extremos de flutuação de intensidade são fenômenos interessantes exibidos pelos LA que serão discutidos na  palestra.

INFORMAÇÕES SOBRE O PALESTRANTE: O Prof. Cid é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE desde 1968, Mestrado  e Doutorado em Física  pela PUC do Rio de Janeiro.   Realizou o Pós-doutorado na Harvard University (1976-1977), tendo sido Professor  Titular da UFPE (1989 a 2013), tornando-se Professor Emérito na mesma Universidade. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi agraciado com o prêmio Galileu Galilei da International Commission for Optics (ICO). Também é Fellow da The Optical Society of America (OSA) e Fellow da  The World Academy of Sciences (TWAS). É Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico (Classes: Grã Cruz e Comendador). Foi   Professor Visitante e Pesquisador na Université d’Angers,   École Polytechnique-Palaiseau, Université Paris-Nord,   I.B.M.-Thomas J. Watson (New York). Atua na área de Física, com ênfase em Propriedades Ópticas de Sólidos, Óptica Não Linear e Fotônica.

Três palavras chaves: Lasers aleatórios, transições de fase  fotônicas, quebra da simetria de réplica.