Cosmologia na próxima década: o que vamos aprender com os grandes surveys de galáxias?

Data de Início:
quinta-feira, 5 Março, 2020 - 16:00
Palestrante:
Prof. Dr. Luís Raul Weber Abramo - Departamento de Física Matemática - IFUSP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes - IFUSP

Resumo: Uma nova geração de levantamentos (surveys) astrofísicos deve começar a funcionar entre 2020 e 2022. Até o final da década teremos mapeado o universo como nunca antes, encontrando galáxias cada vez mais distantes e obtendo imagens de eras nas quais o cosmos era ainda radicalmente diferente do que é hoje. Neste colóquio vou mostrar como esses mapas serão utilizados para tentar resolver alguns dos maiores problemas da Física moderna, como a aceleração cósmica, a matéria escura e até mesmo a massa dos neutrinos.

Palestrante: O prof. Raul Abramo fez graduação em Física no IFUSP, doutorado na Brown University e pós-doutorado nas universidades da Flórida e de Munique. É professor do Instituto de Física da USP desde 2003. Atualmente foca suas pesquisas em cosmologia observacional, em particular levantamentos de galáxias.

Palavras-chaves: Cosmologia, astrofísica, estruturas em grandes escalas

Transmissão via IPTV: https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=41612

u sou Pro