Pontos Quânticos de Carbono: Propriedades Fotoluminescentes e Aplicações

Data de Início:
quinta-feira, 15 Outubro, 2020 - 16:00
Palestrante:
Prof. Dr. Italo Nunes de Oliveira - Instituto de Física - Universidade Federal de Alagoas
Local:
Videoconferência

Resumo: Pontos quânticos de carbono têm atraído uma enorme atenção da comunidade científica por sua ampla possibilidade de aplicações. Descobertos acidentalmente em 2004, esses sistemas apresentam uma rica fenomenologia associada ao mecanismo de emissão, que é motivo de debate por não ser completamente compreendido. Neste seminário farei uma revisão da literatura mais recente sobre pontos quânticos de carbono, com ênfase na caracterização de suas propriedades fotoluminescentes e seu uso como sensores em sistemas biológicos. Mostrarei alguns resultados experimentais obtidos pelo Grupo de Líquidos Anisotrópicos e Polímeros da UFAL, onde foi investigada a possibilidade de usar pontos quânticos de carbono ricos em enxofre e nitrogênio para produzir sensores de temperatura e viscosidade.

Sobre o Palestrante: Professor Italo Nunes de Oliveira possui doutorado pela Universidade Federal de Alagoas (2007), com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2007-2008). É professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas desde 2008. Coordena o Grupo de Líquidos Anisotrópicos e Polímeros, atuando no estudo teórico e experimental de cristais líquidos, polímeros, fluidos magnéticos e dispersões coloidais. Faz parte do programa de Pós-Graduação em Física da UFAL, tendo orientado 12 dissertações e 7 teses de doutorado entre 2008 e 2020.

Palavras-chaves: Pontos quânticos de carbono, fluorescência, efeitos térmicos