Novos fenômenos em materiais bidimensionais, e possíveis aplicações em dispositivos

Data de Início:
quinta-feira, 26 Agosto, 2021 - 16:00
Palestrante:
Prof. Hélio Chacham- Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais
Local:
Videoconferência

Acesso:

► Via Zoom (para participação ao vivo): https://zoom.us/j/99040780268

► Ou pelo You Tube - cilque na tela acima

Resumo: Em 2004-2005, Geim e Novoselov reportaram a produção, isolamento, identificação e a caracterização do grafeno – uma única camada atômica de grafite. Paralelamente, eles reportaram estudos sobre diversos outros materiais - nitreto de boro (BN), sulfeto de molibdênio (MoS2), entre outros - que, analogamente ao grafeno, podem ser esfoliados até o limite de uma única camada atômica. Estes materiais – conhecidos como materiais bidimensionais (ou materiais 2D, abreviadamente) – têm sido extensamente estudados nos últimos anos, com a contínua descoberta de novos materiais desta classe.

Neste seminário, apresentaremos previsões teóricas e colaborações com experimentais na investigação de fenômenos anômalos associados a fortes deformações de materiais 2D. Mostraremos que, como resposta a compressões paralelas a seu plano, estes materiais formam dobras verticais (nano-paredes) que são observadas experimentalmente. Estas dobras podem ser utilizadas, por exemplo, em dispositivos eletrônicos e nanofluídicos. Também mostraremos que, como resposta a compressões perpendiculares a seu plano, materiais 2D sofrem transições estruturais e eletrônicas - previstas e observadas - levando, por exemplo, à formação de famílias de "diamantes 2D".

Sobre o palestrante: Possui graduação em Física (1981), mestrado (1984) e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), com estágios de pós-doutoramento na Universidade da Califórnia em Berkeley e na Universidade do Texas em Austin. Eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências em 2014. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente no tema de teoria de propriedades eletrônicas e estruturais de nano-estruturas e de materiais.

Palavras-chavesgrafeno, diamantes 2D, nano-paredes