O grande colisor de neutrinos

Data de Início:
quinta-feira, 2 Setembro, 2021 - 16:00
Palestrante:
Prof. Pedro A.N. Machado - Fermilab
Local:
Videoconferência

Acesso:

► Via Zoom (para participação ao vivo): https://zoom.us/j/99040780268

► Ou pelo You Tube - cilque na tela acima

Resumo: Nesse colóquio apresentarei novas oportunidades no setor de neutrinos, particularmente devido ao advento de câmaras de projeção temporal de argônio líquido, como nos experimentos SBN e DUNE. Discutirei (1) porque esses detectores são tão especiais em relação às tecnologias em vigor; (2) estratégias e buscas de física nova possibilitadas por essa tecnologia; (3) desafios e dificuldades para alcançar esses objetivos. Terminarei defendendo a busca por um amplo e diverso programa de física nesses experimentos.

Sobre o palestrante: O professor Pedro Machado doutorou-se no IFUSP em 2013, tendo sido posteriormente pós doutor na Universidade Autônoma de Madri e no Fermilab. Atualmente, é pesquisador permanente no Fermilab, e recentemente, recebeu o prestigioso 2021 Early Career Award da Universities Research Association. É referência internacional na área de neutrinos.

Palavras-chaves: neutrinos