Três motivações para estudar Supercordas

Local:
Virtual: acesso via Zoom e YouTube

Acesso:

• Via Zoom: comunidade IF, verifique seu e-mail institucional para informações sobre a sala.
  • ou You Tube (acima ou em bit.ly/canalifusp)

Resumo: Neste colóquio, explicarei os motivos principais para estudar supercordas que são:

1) É a única teoria quântica de gravitação que é consistente ao menos no nível perturbativo;
2) É um modelo com simetrias não-triviais como supersimetria e dualidade que são relevantes para outras teorias;
3) Tem aplicações para várias áreas de matemática e física.
Ao final, falarei também sobre minha pesquisa e sobre o centro ICTP-SAIFR que coordeno.

Sobre o palestrante: Nathan Berkovits é professor titular no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e é diretor do ICTP South American Institute for Fundamental Research. Graduou-se na Harvard University e obteve seu PhD na Universidade da Califormia, Berkley. Os principais tópicos de sua pesquisa são teorias de supercordas, supergravidade e supersimetria. Ganhou o Prêmio TWAS em Física de 2009 e o APS John Wheattley Award de 2021. Ele é  Fellow da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de Sao Paulo.

Palavras-chaves: supercordas