Simulando a origem das espécies

Data de Início:
quinta-feira, 2 Junho, 2022 - 16:00
Palestrante:
Prof. Marcus Aloizio Martinez de Aguiar - IFGW, UNICAMP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Docente IFUSP, caso não possa comparecer, participe via Zoom: Reunião 863 2683 2419. Senha: 752207
  • Transmissão pública. Acesse AQUI para ver no YouTube ou acompanhe na tela cima.

Um dos grandes problemas da biologia evolutiva é compreender como novas espécies podem surgir a partir de uma espécie ancestral. Embora o processo de evolução por seleção natural seja bem conhecido, os mecanismos que levam uma espécie a se ramificar em dois ou mais grupos reprodutivamente isolados ainda não foram totalmente esclarecidos.
Como o processo evolutivo é geralmente lento, na escala de milhões de anos, experimentos são difíceis de realizar e simulações em computadores se tornam ferramentas importantes. Nesse seminário apresentarei um modelo simples que simula a evolução de uma população sexuada e que nos permite estudar o papel de parâmetros como taxa de mutações, distribuição geográfica e diversos tipos de processos de seleção na formação de espécies. Veremos que é possível comparar as simulações com dados empíricos e inferir a
história evolutiva de algumas espécies vivas.

Sobre o palestrante: Prof. Marcus Aloizio Martinez de Aguiar (UNICAMP) possui graduação (1982), mestrado (1984) e doutorado (1987) em Fisica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Trabalha nas áreas de limite semiclássico, estados coerentes, sistemas complexos e dinâmica de populações.