Universidade & Sociedade - Devemos interagir com a Sociedade de modo contribuir para o seu Desenvolvimento?

Data de Início:
quinta-feira, 29 Setembro, 2022 - 16:00
Palestrante:
Prof. Tito J. Bonagamba - Coordenador do Centro de Inovação da USP - InovaUSP, complexo de São Carlos
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Docente IFUSP, caso não possa comparecer, participe via Zoom: Reunião 863 2683 2419. Senha: 752207
  • Transmissão pública: acompanhe na tela cima pelo YouTube do IFUSP.

Resumo: A história da Universidade de São Paulo tem um paralelo importante com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, destacando três momentos: Proclamação da Independência, Revolução Constitucionalista e Pós Segunda Guerra Mundial.Sob este aspecto histórico, especial atenção será dada à criação da USP no interior do Estado de São Paulo, evidenciando o Campus de São Carlos, uma referência em termos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo.Ações de lideranças políticas e acadêmicas criaram um ambiente profícuo para a realização das atividades fim da Universidade, destacando “Pesquisa & Desenvolvimento” e “Inovação & Empreendedorismo”, com visão voltada para a Sociedade, promovendo Desenvolvimento Socioeconômico. É importante que a Comunidade da USP conheça essa história que continua sendo construída e faça, efetivamente, parte dela.

Sobre o palestrante: Professor Titular da Universidade de São Paulo. Obteve seus títulos de bacharel, mestre e doutor em Física pelo Instituto de Física de São Carlos. Realizou pós-doutorado no National Center for Polymer Research - University of Massachusetts (Estados Unidos). Foi pesquisador no Ames National Laboratory e professor visitante nas seguintes instituições: Université Paris Sud (França), Martin-Luther University Halle-Wittenberg (Alemanha) e Università degli Studi di Sassari (Itália). Atua na área de Ressonância Magnética Nuclear e suas aplicações, com destaque para meios porosos, materiais magnéticos, polímeros, informação/computação quântica e instrumentação. É Membro Titular das Academias de Ciências da América Latina e do Estado de São Paulo. Foi Diretor do Instituto de Física de São Carlos - USP. Atualmente, coordena o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo - InovaUSP, complexo de São Carlos.

Palavras-chaves: USP, Sociedade, Desenvolvimento