Novos Materiais com foco em Dosimetria Luminescente

Auditório Abrahão de Moraes

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Docente IFUSP, caso não possa comparecer, participe via Zoom: Reunião 863 2683 2419. Senha: 752207
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.

Os materiais dosimétricos, naturais e sintéticos, são utilizados para a determinação da dose de irradiação recebida no ambiente, bem como em atividades médicas e tecnológicas. Dosímetros sintéticos têm a vantagem da síntese controlada e dos altos níveis de reprodutibilidade. No entanto, dosímetros naturais encontram aplicação, por exemplo, em dosimetria retrospectiva e podem ser uma alternativa de menor custo aos sintéticos. Dentro desse contexto, nesse seminário será apresentado pesquisas recentes no estudo dos efeitos da radiação ionizante e da luz UV em materiais naturais e sintéticos usando técnicas de luminescência, em especial Termoluminescência (TL), Luminescência Opticamente Estimulada (OSL) e Radioluminescência (RL).

Sobre o palestrante: Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela UNESP; Pós-doutorado pelo Departamento de Física Nuclear da Universidade de São Paulo (USP) e por Clemson University - USA. Atualmente é professor em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da USP e integra o Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica. Tem experiência na área de Física e Ciência dos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: detectores de radiação baseados em materiais naturais e sintéticos; instrumentação para detectores de radiação; e ensino de radiação e radioatividade.