CANCELADO! Procurando o invisível: como a matéria escura dá a forma do nosso universo

Data de Início:
quinta-feira, 10 Novembro, 2022 - 16:00
Palestrante:
Profa. Elisa Gouvêa Mauricio Ferreira - Depto. Física Matemática - IFUSP e Instituto Kavli IPMU no Japão
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

► Por motivo de força maior, está CANCELADO o colóquio previsto para 10/11 com a Profª Elisa Ferreira. Em breve novas informações.

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Docente IFUSP, caso não possa comparecer, participe via Zoom: Reunião 863 2683 2419. Senha: 752207
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.

Resumo: A cosmologia moderna tem um modelo padrão, o modelo do Big-Bang ou LCDM, que descreve a composição do universo e sua evolução do universo desde seus primeiros instantes até hoje em dia. Esse modelo descreve uma variedade de dados observacionais com incrível precisão, tornando esse modelo um grande sucesso da cosmologia de precisão. Contudo, nesse bem sucedido modelo tudo que podemos ver no nosso universo representa somente uma pequena fração de toda a matéria do universo, com 85% dessa sendo feita de uma componente misteriosa, a materia escura. Medimos a influência dessa componente no nosso universo, mas ainda não sabemos do que ela é feita. Nesse colóquio eu irei mostrar as evidências para a presença da matéria escura no nosso universo. Vamos discutir as possíveis explicações para a natureza da matéria escura, apresentando os candidatos que existem atualmente para explicar sua origem. Olhando para o futuro, vamos descrever os futuros experimentos que levarão a emocionantes avanços no entendimento da natureza do setor escuro e nos ajudar a desvendar a origem dessa misteriosa componente.

Sobre a palestrante: A professora Elisa Ferreira atua na área da cosmologia teórica estudando tópicos como a matéria escura, energia escura e os modelos do universo primordial. Cursou a  graduação e mestrado no IFUSP, doutorado na Universidade McGill e pós-doutorado no Instituto Max Planck de Astrofísica na Alemanha. É docente do Departamento de Física Matemática desde 2019 e atua também no Instituto Kavli IPMU no Japão.

Palavras-chave:
Cosmologia, matéria escura, observações cosmológicas