Construindo Diálogos sobre o Novo Ensino Médio

Data de Início:
quinta-feira, 11 Maio, 2023 - 16:00
Palestrante:
Cristina Leite (IFUSP) e Luis Carlos de Menezes (IFUSP / IEA USP)
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Diante do desafio atual envolvendo a Educação Básica e seu impacto na formação dos nossos jovens, o objetivo deste colóquio é ampliar os diálogos, em especial, com a comunidade do Instituto de Física, e discutir desafios, limitações e possibilidades do Novo Ensino Médio, considerando perspectivas dos diferentes atores envolvidos no processo:  estudantes, professores, licenciandos, gestores educacionais, pesquisadores e sociedade em geral.

Sobre os palestrantes:
Cristina Leite, licenciada em Física, mestre em Ensino de Ciências e doutora em Educação. Docente do IFUSP, orientadora no Programa Interunidades de Ensino de Ciências (USP) e coordenadora da Licenciatura em Física da USP. Participou da equipe de redação da BNCC de Ciências da Natureza e foi agraciada, pela Ordem Nacional do Mérito Educativo com o grau: Cavaleiro da Ordem, pelas contribuições na educação. Colaboradora junto à Cátedra de Educação Básica da USP no IEA na proposta vencedora do Edital 35 do MEC para a construção de uma Licenciatura Interdisciplinar em Ciências na USP. Pesquisadora no Projeto Temático (FAPESP) que investiga a implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica. Pesquisadora no Programa Eixos Temáticos (Educação) da USP e integrante dos GTs da reitoria da USP: Ensino Médio e Fuvest.

Luis Carlos de Menezes, Bacharel em Física (USP), Mestre em Física (Carnegie Mellon University), Doutor em Física (Universitat Regensburg). Professor Sênior do Instituto de Física e Coordenador Acadêmico da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Acessos: