A Anomalia Magnética do Atlântico Sul hoje, ontem e amanhã | Colóquio IFUSP

Data de Início:
quinta-feira, 15 Junho, 2023 - 16:00
Palestrante:
Prof. Ricardo Trindade (IAG USP)
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Nos últimos séculos o dipolo magnético terrestre tem decaído continuamente. Esta queda tem sido acompanhado pelo aumento da Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS), que recobre parte da América do Sul e do Oceânico Atlântico Sul e é a principal anomalia do campo observada hoje em dia. A origem dessa feição, sua longevidade e sua eventual recorrência no tempo são temas de debate na literatura. Nesta palestra iremos apresentar o registro atual da anomalia, seu registro histórico e geológico, com dados obtidos em artefatos arqueológicos, rochas e espeleotemas. Serão também discutidas as conexões da anomalia com as manchas de fluxo reverso na interface manto-núcleo, e o papel da estrutura térmica do manto na origem e recorrência da anomalia.

Sobre o palestrante: Ricardo Trindade concluiu a graduação em Geologia na UFRN em 1995, doutorado em Geofísica na USP em 1999, Livre-Docência na USP em 2006 e atualmente é Professor Titular do Departamento de Geofísica da USP. Efetuou dois pós-doutorados, em Toulouse e Paris VII (França) em 2000 e 2004, onde também atuou como professor visitante. Desenvolve pesquisas em magnetismo de rochas, anisotropia magnética, paleomagnetismo e arqueomagnetismo, com o objetivo de compreender períodos críticos da história da Terra, como a transição Precambriano-Cambriano, crises ambientais do Fanerozóico e as variações recentes do campo magnético terrestre. Suas pesquisas tem sido financiadas por diferentes agências nacionais e internacionais (FAPESP, CNPq, CNRS francês, ICDP e NSF) e pela Petrobrás. Foi membro dos Comitês Assessores de CAPES e FAPESP e é membro do Comitê Assessor do CNPq. É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.