Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão: desafios e oportunidades

Data de Início:
quinta-feira, 29 Junho, 2023 - 16:00
Palestrante:
Prof. Roger Chammas (FMUSP)
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

A Universidade de São Paulo é extremamente rica de competências diversas. Recentemente, nossa Universidade aprovou a constituição de cinco centros transdisciplinares, cuja missão será a de integrar saberes de diferentes áreas para a proposição de soluções a problemas de forte impacto social, visando acelerar a transferência de conhecimentos para a sociedade. O Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (Comprehensive Center for Precision Oncology, C2PO) é um desses cinco centros. Apresentaremos algumas das questões que abordaremos nesse centro, ilustrando uma das interfaces entre a nanotecnologia, biotecnologia e a oncologia, no estudo de novas abordagens de tratamentos a células tumorais resistentes ao que é convencionalmente usado na clínica nos dias de hoje.

Sobre o palestrante: Médico pela USP (1988), obteve seu doutorado em ciências (Bioquímica) pelo Instituto de Química da USP (1993), trabalhando no Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer. Após um período de formação como pós-doutor e pesquisador visitante no exterior (UCSD, San Diego) e no Brasil (Instituto Ludwig, Unifesp e USP), ingressou como docente de Oncologia da Faculdade de Medicina da USP (2001). Desde 2009, é Professor Titular de Oncologia da USP, coordenando o Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, entidade associada à USP como parte do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É membro da COC de Física Médica (IF/FM-USP) e coordenador do recém-estabelecido Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão.

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.