A água sob condições extremas: as estranhas fases superiônicas

Data de Início:
quinta-feira, 31 Agosto, 2023 - 16:00
Palestrante:
Prof. Maurice de Koning - IFGW Unicamp
Local:
Auditório Gleb Wataghin - IFUSP

Resumo do colóquio: Embora a água seja uma das substâncias mais comuns em nosso dia a dia, ela apresenta uma enorme complexidade que dificilmente poderia ser imaginada com base nas três fases com as quais temos contato diariamente. Uma ilustração dessa riqueza é o número de diferentes fases sólidas cristalinas conhecidas, que atualmente está em 20 (!). A grande maioria destes cristais é molecular, de modo que as estruturas são arranjos periódicos de moléculas de água, H2O. Recentemente, no entanto, foram descobertas fases da água nas quais a natureza molecular desaparece e onde íons de oxigênio e hidrogênio atuam separadamente. Estas fases são chamadas de superiônicas e elas existem apenas sob condições de temperatura e pressão muito altas. Neste Colóquio discutiremos vários aspectos destas formas peculiares da água e mostramos como técnicas avançadas de simulação computacional podem contribuir para o entendimento delas.

Sobre o palestrante: É Professor Titular do Instituto de Física "Gleb Wataghin" da Universidade Estadual de Campinas onde atua como Docente desde 2005. Possui mestrado em Engenharia Física pela Eindhoven University of Technology, Holanda (1992), doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997), pós-doutorado pela Massachusetts Institute of Technology (1998-2000), pelo Lawrence Livermore National Laboratory (2000-2003) e pela Universidade de São Paulo (2003-2005). Possui o título de Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Térmicas e Mecânicas da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação atomística, métodos Monte Carlo e dinâmica molecular, métodos multi-escala, propriedades de discordâncias em sólidos cristalinos, e a física das fases condensadas da água.

Acessos:

• Auditório Gleb Wataghin, no Instituto de Física;
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.