Física nuclear nas estrelas: por que alguns núcleos são mais importantes que outros? | Colóquio IFUSP

Data de Início:
quinta-feira, 9 Novembro, 2023 - 16:00
Palestrante:
Prof. Dr. Valdir Guimarães - Departamento de Física Geral - IFUSP
Local:
Auditório Gleb Wataghin - IFUSP

Resumo do colóquio: Nesse colóquio vamos falar um pouco de como a física nuclear atua para o entendimento da síntese dos elementos e na evolução das estrelas. Alguns desses núcleos desempenham um papel mais relevante e importante nesse processo. Núcleos como 22Na, 26Al, 44Ti e 56Ni, que emitem radiações gama específicas, são importantes elementos traçadores para a observação astronômica. Num recente artigo publicado na Nature Communications ((2023)14:4536), os resultados da colaboração francesa na investigação da estrutura do 22Na, indicou a importância desse núcleo como elemento traçador de observação de explosões de Novas em nossa galáxia. Vamos então nesse colóquio mostrar porque esses núcleos são importantes para a astrofísica e como fazemos para estudá-los em laboratórios de física nuclear.

Sobre o palestrante: É professor associado no departamento de Física Geral do Instituto de Física da USP desde 2001. Possui mestrado e doutorado (1994) em Física pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado (bolsa sanduiche) no laboratório CNS, Japão (1991-1993), pós-doutoramento na University of Tokyo, Japão (1994-1995) e University of Notre Dame, USA (1997-2000). Foi professor visitante no Université Paris-Saclay, França (2015). Trabalha com física nuclear experimental com ênfase no estudo da estrutura de núcleos exóticos leves e aplicações de técnicas de física nuclear na astrofísica nuclear. Atualmente é coordenador do grupo NEAN (Núcleos Exóticos e Astrofísica Nuclear) no IFUSP. Tem proposto e realizado experiências em diversos laboratórios de física nuclear como Cyclotron Institute da Texas A&M University, Laboratório National de Argonne e University of Notre Dame  (Estados Unidos), GANIL e IJC-Lab (França), RIKEN (Japão),  etc.

Acessos: