Reações nucleares com feixes fracamente ligados | Colóquio IF

Prof. Valdir Brunetti Scarduelli | DFN - IFUSP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Resumo: Através do estudo do espalhamento elástico de núcleos estáveis, abaixo da barreira coulombiana, Ernest Rutherford demonstrou a existência do núcleo atômico em 1911, revelando que a maior parte da massa de um átomo está concentrada no seu núcleo. Esse marco inaugurou uma era em que colisões nucleares tornaram-se ferramentas essenciais para investigar a estrutura do núcleo.

Nesse contexto, o estudo das reações nucleares envolvendo núcleos fracamente ligados torna-se particularmente interessante. Tais núcleos têm uma significante probabilidade de sofrer um processo denominado quebra (breakup), resultando em um complexo problema envolvendo três ou mais corpos. O canal de quebra pode afetar todos os demais canais de reação e fornece informações suplementares sobre as propriedades desses sistemas. Além disso, muitos desses núcleos são estruturados em cluster, o que representa um desafio tanto experimental quanto teórico na física nuclear.

Este seminário apresentará resultados recentes sobre reações nucleares envolvendo núcleos fracamente ligados, obtidos em experimentos realizados no acelerador Pelletron do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), assim como os avanços na instrumentação nuclear desenvolvida nos últimos anos.

Sobre o palestrante: O pesquisador Valdir Scarduelli concluiu a graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), realizando um intercâmbio na Universidade de Coimbra (UC). Prosseguiu com seu doutorado na USP e posteriormente realizou pós-doutorado tanto na Universidade Federal Fluminense (UFF) quanto na USP. Seu campo de atuação concentra-se na área de física nuclear, com ênfase em estrutura e reações nucleares. Atualmente é professor doutor do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da USP e vice-presidente do Laboratório Aberto de Física Nuclear e Aplicações (LAFNA).

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes no IFUSP;
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.